Uberaba recebe Encontro de Comércio Exterior
28/10/2005
Micro e pequenos empreendedores da cidade mineira de Uberaba e região terão a oportunidade de ampliar e atualizar informações, além de discutir alternativas sobre mercado internacional no 102º Encontro de Comércio Exterior (Encomex). O evento acontecerá no dia 10 de novembro (quinta-feira), a partir das 9 horas, na Casa do Folclore em Uberaba (MG). O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior desenvolveu esta iniciativa, a fim de promover o diálogo entre o governo federal e o governo local sobre questões relevantes para o ingresso de empresas no mercado externo. Várias capitais e pólos produtivos já receberam o evento, reunindo cerca de 57 mil participantes e 23 mil empresas, desde a sua criação em 1997. No caso de Uberaba, esta é a primeira vez que o encontro será realizado na região. No Encomex, o principal público-alvo são os micro, pequenos e médios empresários exportadores ou com potencial exportador, e que buscam informações sobre normas e procedimentos vigentes na área de comércio exterior. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, o programa contribui para a diminuição das diferenças regionais e para geração de emprego e renda em todo o país e é importante por priorizar o pequeno e médio empreendedor. "É imperativo e urgente que diversifiquemos a pauta e ampliemos a base exportadora, em outras palavras, precisamos de mais empresas exportando um número maior e mais diversificado de produtos e isso só é possível com a contribuição efetiva das micro, pequenas e médias empresas que hoje se encontram fora deste mercado" afirmou. Durante o encontro, os participantes poderão ser atendidos individualmente, por representantes de órgãos como Inmetro e por entidades parceiras como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), Centro das Indústrias do Vale Rio Grande (CIGRA), Prefeitura Municipal de Uberaba e Sebrae-MG, dentre outras. Também serão convidados alguns palestrantes para discutir ações, políticas, oportunidades de negócios e instrumentos de financiamento e apoio em prol das vendas externas. O Encontro terá ainda um Balcão de Serviços de Comércio Exterior com uma exposição de materiais e técnicas de apoio ao comércio, para as empresas que exportam ou que pretendem exportar na região. Qualquer pessoa pode participar do Encomex. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.encomex.desenvolvimento.gov.br . Informações nos seguintes telefones (34) 3321-5500 ou 3312-2100.
Fonte: