Informativo Aciu 27-02-2004
03/03/2004
Está em plena atividade as reuniões dos 33 núcleos do Projeto Empreender da Aciu. São mais de 900 empresários reunidos semanalmente com o objetivo de discutir e resolver problemas de seus segmentos. Salão do Móvel Os empresários associados do Núcleo dos Moveleiros do Projeto Empreender da Aciu e do Sindicato das Carpintarias e Marcenarias de Uberaba – Sindmov estarão participando no período de 05 a 08 de março, do Salão do Móvel Brasil, em Gramado, onde terão oportunidade de conhecer as novas tendências da indústria moveleira que estão em destaque no Brasil. O Sindmov está patrocinando a viagem dos participantes. Sebrae Tec O Núcleo de Cabeleireiros esta desenvolvendo um trabalho que tem o objetivo de inserir o curso internacional Pivot Point no projeto Sebrae Tec – que visa promover a melhoria e a inovação de processos e produtos de micro e pequenas empresas, por meio de serviços de consultoria tecnológica prestados por entidades executoras. Objetiva ainda a incorporação de progresso técnico e o aumento da competitividade dos pequenos negócios. O projeto poderá apoiar até 70% dos custos, ficando o restante sobre a responsabilidade da empresa assistida, de acordo com os critérios de apoio estabelecidos no Regulamento e Procedimentos Operacionais do Programa. Cogumelos Empresários de Uberaba estarão visitando a Unesp de Botucatu, nesta segunda-feira, dia 1º, com o objetivo de conhecer projetos e módulos desenvolvidos pela Universidade e as melhores formas de cultivo do cogumelo do sol. Também está agendada uma visita em Descalvado, na fazenda de um grande produtor de cogumelo. A iniciativa é do Núcleo Produtores de Cogumelos e Orgâncos do Projeto Empreender da Aciu. Contabilizando Sucesso Estão abertas as inscrições para o curso Contabilizando Sucesso, que inicia no dia 30 de março. O curso será promovido pelo Sebrae – Minas em parceria com o CRC – Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais e tem por objetivo capacitar os participantes a iniciar a prestação de consultoria gerencial básica às micro e pequenas empresas. As informações poderão ser obtidas no Balcão Sebrae – Aciu através do telefone 3318-1881. Visita O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Carmópolis e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Carmópolis, Claiton Batista Ramos Jardim e gerente executivo, Claúdio Henrique Alves visitaram a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, nesta sexta-feira, dia 27, com o objetivo de conhecer a infra-estrutura da entidade, os serviços disponibilizados, o Projeto Empreender e suas ações. A Associação de Carmópolis pretende implantar o Projeto Empreender e abrir inicialmente os núcleos de Transporte, Supermercados, Cabeleireiros, Auto-mecânico e Material de Construção. A Aciu disponibilizou os consultores do Projeto e toda sua infra-estrutura para apoiar a entidade no que for necessário. Projeto Lei O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Rodolfo Cecílio, recebeu nesta semana a visita de empresários do Núcleo de Óptica de Uberaba do Projeto Empreender. O objetivo da reunião foi o de apresentar um Projeto Lei para regulamentação do segmento que tem a finalidade de manter a organização e a certificação de qualidade dos produtos de correção visual. Segundo os empresários participantes da reunião, é grande a proliferação do comércio irregular de produtos ópticos, em estabelecimentos desprovidos de qualificadas (técnico em óptica) ou atendente com conhecimento mínimo necessário para auxiliar as pessoas na compra de produtos, comprometendo a saúde visual do usuário. Diplomados A Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro está disponibilizando vagas remanecentes do curso de Economia para os associados da Aciu portadores de diploma de curso superior, na forma da legislação vigente. Uberaba O presidente da Aciu, Carlos Humberto Rocha, disse que o crescimento econômico do comércio e indústria de Uberaba depende de um trabalho na região. Segundo ele, Uberaba precisa voltar a ser uma cidade polo. Para isso é necessário a realização de um trabalho de divulgação do comércio e suas potencialidades e do agronegócios através de eventos como feiras setoriais, encontros e seminários para atrair a população das cidades vizinhas. Aniversário de Uberaba A história da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba registra oito décadas de contribuição para o desenvolvimento local e regional, e de permanente luta em defesa dos interesses empresariais. Desde sua fundação em 1924, com Cesário de Oliveira Roxo, a Aciu vem participando das mais importantes conquistas de Uberaba: nos setores energéticos e de transporte; nas áreas de telecomunicação e segurança; e sobretudo na implantação e desenvolvimento do parque industrial e comercial da cidade e até pela formação de novos empresários e profissionais do ramo, ao instituir a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. A Aciu também faz parte do crescimento de Uberaba, que está completando 184 anos.