União entre empresários fortalece segmento moveleiro
20/01/2006
Empresários do segmento moveleiro estão satisfeitos com as ações dos APLs – Arranjos Produtivos Locais, criados para fortalecer as indústrias moveleiras e incrementar o desenvolvimento regional. A informação é do presidente do Sindimov – Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Carpintaria e Serraria de Uberaba, José Maria Pereira. Através da iniciativa do Sindmov, apoio das entidades participantes dos APLs e da união de 13 empresas de Uberaba foi criado o Certim – Projeto de Desenvolvimento de Produtos Moveleiros Aptos a Receberem Certificação. Com ele, as empresas da região estabeleceram metodologia padronizada, normas, escalas e gabaritos dignos dos mais modernos e atuais manuais de exportação, gerando resultados surpreendentes na região, comenta o presidente do Sindicato. Segundo ele, os resultados dos APLs são a longo prazo, mas uma das primeiras ações, além da estruturação do Arranjo, foi a realização dos treinamentos divididos nos módulos de empreendedorismo e ética; gestão de marketing; gestão financeira; gestão tributária e fiscal; gestão de negócios e jogos de negócios, realizados na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM, através do Proex – Programa de Extensão da FCETM. Dentre as metas dos APLs, envolvendo os resultados finalísticos e intermediário, informa José Maria, incluem aumentar em 10% a capacidade produtiva da mão-de-obra até dezembro de 2006 e mais 10% até dezembro de 2007; aumentar em 5%, ao ano, o faturamento das empresas; elevar em 3%, ao ano, o número de pessoas ocupadas nas empresas e reduzir em 5% ao ano, os custos médios de aquisição de matéria-prima das empresas, tudo isso, até dezembro de 2007. De acordo com o relatório do Projeto Certim foram realizadas estratégias de comercialização e marketing e apresentação dos produtos para aprovação e definições construtivas dos móveis para grupos de interesse. José Maria disse que os empresários vão criar uma nova empresa em consórcio para comprar material de consumo e comercializar, a princípio, os produtos do projeto Certim. Também foi decidido que as imagens no armário e na estante serão aplicadas em silk-screen, através de terceirização da mão-de-obra, realizada dentro das próprias empresas. Segundo ele, a equipe de desingn enviará uma lista com as especificações de ferragens e acabamentos para os móveis, assim como a escolha de imagens a serem inseridas no armário e estante.