Conexão Aciu 22 - de 12/10/06
17/10/2006
Empresa. Empresa Mercantil Industrial de Velas Santa Fé, há 25 anos no mercado, comercializa as velas Boa Fé no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Um dos sócios, Maury Francisco Pacheco, revela que a parafina usada como matéria prima tem custo elevado. Derivado do petróleo, todo material vem do pólo petroquímico na Bahia. Na produção de cerca de uma tonelada por dia Maury conta oito funcionários diretos e oito indiretos. Reunião. Representantes da Aciu, CDL e Assuper se reuniram com o promotor João Davina para esclarecimentos sobre a nova Lei de Etiquetação, em vigor no comércio no prazo de 90 dias. Supermercados. estabelecimentos que utilizam código de barras devem disponibilizar ao cliente leitor a distância máxima de 15m do produto. As gôndolas também devem apresentar o preço, o que dispensa a etiquetação de cada unidade. Válido. A determinação também vale para varejões, farmácias, panificadoras e demais estabelecimentos comerciais onde há circulação de consumidores. Lojas. Nas vitrines ou nas araras, os preços à vista e a prazo também devem estar expostos. Destaque para a taxa de juros obrigatoriamente à mostra. Outros. Nos açougues, a exigência é o uso de tabelas informativas. Já nos bares e restaurantes os preços devem estar afixados na entrada e bem visíveis. Crédito. Resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal, Aciu e demais empresas, o Banco do Povo trabalha com microcréditos. Os empréstimos, de R$200 a R$3000 são destinados às pessoas que trabalham por conta própria, tais como costureiras, artesãos e microempresários. Juros. As taxas de juros são de 3,9% ao mês, com prazos de até seis meses para o pagamento. O Banco do Povo funciona no prédio da Aciu. Saco cheio. Com exceção dos estudantes do primeiro e do segundo período dos cursos semestrais de Administração em Comércio Exterior e Marketing, os demais alunos da FCETM curtem a Semana do Saco Cheio. Pelo terceiro ano, a instituição aproveita os feriados dos dias 12 (Aparecida) e 15 (professor) e investe em pausa que discentes e docentes recarreguem energias para enfrentar a maratona do fim do ano. Análise. A diretoria da Escola de Artes estuda realização de novos cursos relacionados à área de Turismo, para serem implantados ainda este ano. Dica de consultoria. O consultor jurídico da Aciu, na área de Cível/Comercial, Fabiano Martins Ribeiro, esclarece que o novo código civil de 2002 não proíbe a contratação de sociedades empresarias entre cônjuges, só restringe algumas cláusulas. Ele explica que não podem ser sócios, apenas os casados com regime de comunhão universal de bens ou em regime de separação obrigatória. “Os casados pelos outros regimes de bens podem constituir suas sociedades normalmente”, reforça Fabiano. Agenda Evento.Show Room de Moda Verão Data:18/10- Horário: 20h Local: Centro de Eventos Aciu Atacadistas participantes de Maringá/Paraná: Avenida Fashion, Portal da Moda e VestSul. Cursos da FCETM: Outubro. - Gestão de Compras e Estoques, 20h, de 21/10 a 25/11, das 13h às 17h, com o administrador e professor da FCETM, Fernando Lage. Investimento: R$ 150 ou 2 x R$ 75. - Relações Interpessoais, 20h, de 28/10 a 18/11, das 8h às 12h, com a administradora e professora da FCETM, Sabina Maria de Oliveira Silva. Investimento: R$ 130 ou 2 x R$ 65. Novembro. - Vendas e Atendimento ao Cliente, 20h, 04/11 a 25/11, das 8h às 13h, com a psicóloga Luciene Vila Maia. Investimento: R$ 150 ou 2 x R$ 75. - Entrevista: Aprenda a Vender seu Talento, 12h, de 11/11 a 25/11, das 8h às 11h, com a administradora de empresas e coordenadora de cursos de extensão da FCETM, Odelcina Lemes de J. Silva. Investimento: R$ 80 ou 2 x R$ 40.