Conexão Aciu 25 - de 22/10/06
23/10/2006
Visita ilustre. O vice-presidente da República, candidato à reeleição, José Alencar Gomes da Silva (PRB) esteve na Aciu, na última terça (17), para reunião com empresariado local. Ele começou a conversa contando que há 30 anos, quando chegou a Uberaba, foi recebido por Hugo Rodrigues da Cunha. O ex-presidente da entidade teria indicado em mapa a localização privilegiada da cidade, no centro do país. “Acreditamos que a cidade era viável economicamente e trouxemos a Minasplac para cá”, comentou o vice. Niver. A visita de José Alencar aconteceu exatamente no dia do aniversário dele. Durante reunião reservada e descontraída com empresários, o vice foi cumprimentado via celular pelo Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A turma que estava na sala aproveitou para entoar um improvisado Parabéns pra Você. Pula a vez. Já no Centro de Eventos da Aciu, presidente da casa se encarregou da abertura da solenidade, na seqüência, prefeito Anderson Adauto e ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, abriram mão de fazer uso da palavra para que Alencar começasse o discurso. Os convidados. Compuseram também a mesa das autoridades, os deputados federais eleitos Aelton Freitas, Paulo Piau e o uberlandense Elizmar Prado; o reitor pró-tempore da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, e o representante da Fiemg, Carlos Humberto Rocha. Ausência notada ficou por conta do presidente da Câmara Municipal, Tony Carlos. Discurso. Atento aos comentários da classe sobre carga tributária e demais taxas, Alencar retrucou alegando que o governo Lula acabou com a inflação e ainda derrubou índices. Segundo ele, quando chegaram ao governo, a Selic atingia 25 pontos e, hoje, está em torno de 13,75. “O Lula sempre diz que para fazer gol tem que limpar a jogada. Agora, a jogada está limpa”, frisou. Exemplo. Como referência ao fim da inflação, o vice argumentou que atualmente a dona de casa pode ir ao supermercado e fazer compras tranqüila, “o salário mínimo dá para comprar 350kg de arroz”. Juros. Alencar reconheceu que as taxas de juros estão “muito acima do patamar racional” e disse que, junto com Lula, pretende articular a queda, assim como ocorreu com a Selic. Ele, que também é empresário, justificou os altos índices como heranças da inflação e completou: “hoje, não são cobradas taxas reais”. Na cara. Em campanha declarada, tendo reforçado essa posição inúmeras vezes, o convidado interrompeu fala para ler os índices otimistas da pesquisa Data Folha, repassados na hora pelo ministro Walfrido. Piadinha. Os índices revelaram que o governo petista tem 57% das intenções de voto, ou seja, 19 pontos à frente do candidato Geraldo Alckmin (PSDB), com 38%. Os números renderam piadinha do prefeito AA para a platéia petista presente no evento. Bem alto ele disse: “Que alívio, hein”. Comenda. Aproveitando a solenidade, o prefeito Anderson Adauto, e o diretor da comissão dos festejos do Sesquicentenário entregaram ao vice-presidente a medalha e o diploma referentes à comenda Sesquicentenário. A homenagem, entregue a 150 pessoas, recentemente, foi criada pela lei 9.955, destinada às pessoas físicas que tenham se destacado na promoção do município. Tietagem. Ao deixar a mesa, a comitiva teve trabalho para sair do Centro de Eventos, em função dos admiradores. Era gente que entregava livro, exemplar de jornal, pousava para foto e até convidava o vice-presidente para jantar em casa. Alencar realmente pernoitou aqui e seguiu viagem, na manhã seguinte, rumo a mais um dia de maratona de campanha.
Fonte: