CIEE - Programa de estágio viabiliza contratação de estudantes
18/03/2004
Com o objetivo de ampliar a participação dos estudantes nas empresas da cidade, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba em parceria com a Coordenadoria de Programa de Estágio para estudantes do ensino médio (educação geral profissional) firmou convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais CIEE/MG, possibilitando a contratação de 351 estudantes no mercado de trabalho, através do estágio. O convênio é mais um benefício implantado para os associados da entidade, que poderão reduzir seus custos operacionais com relação ao recrutamento e pré-seleção de candidatos; modernizar seus processos com novas tecnologias, e ainda deduzir do Imposto de Renda os custos com estágios, conforme a legislação em vigor. Para as escolas, a parceria representa um intercâmbio permanente de cooperação técnica, aumentando o fluxo de informações comuns com as empresas e da realidade do mercado de trabalho. Já para os estudantes é também uma excelente oportunidade de obter, durante a sua formação, currículo e experiência profissional. As empresas interessadas em contratar estudantes estagiários deverão entrar em contato com a entidade e passar o perfil desejado do estagiário. Assim, elas terão todas as vantagens dos programas mantidos pelo CIEE-Minas. A proposta do CIEE é potencializar a Aciu para desenvolver ações que otimizem o desenvolvimento da região, integrando o saber, e o fazer mas, principalmente, atendendo às atuais exigências de mercado: competência e qualidade. Através do CIEE, a empresa terá como custo total de encargos sociais somente um seguro que corresponde a 13% do salário pago. Desta maneira, a empresa ficará isenta do pagamento do 13º salário, férias e todas as obrigações sociais, além de ter um colaborador com nível de conhecimento que possa contribuir para o desenvolvimento da empresa. A parceria com o CIEE iniciou em outubro de 2002. Até fevereiro de 2004, foram atendidos 6.200 pessoas com informações, orientações aos estudantes e às empresas. A parceria proporcionou a colocação de 351 estudantes no mercado de trabalho através de estágio, sendo 46 efetivados, nas 66 empresas conveniadas. Os números refletem o excelente resultado do programa em Uberaba.