Conexão Aciu 41 - de 17.12.2006
20/12/2006
Canudo. Alunos de três turmas do curso de Administração de Empresas da FCETM colam grau na sexta-feira (22), às 20h, no Centro de Eventos da ABCZ. Divididos em duas comissões de festa, os 87 alunos integram o maior grupo de formandos da instituição em 2006. A faculdade qualificou 74 profissionais em Ciências Contábeis, 25 administradores com ênfase em Marketing, 36 em Comércio Exterior e 16 economistas. É característica destes universitários enfrentar o mercado de trabalho durante seus cursos. Incentivo. A FCETM tem convênio com o Programa de Complementação Educacional (Proe), que faz a ponte entre os estudantes e o empresariado. Funcionando desde o ano passado, tem cerca de 250 estagiários em atuação. Conforme a coordenadora Márcia Pantoja, cerca de 35% dos encaminhados pelo programa são efetivados ao fim de seus contratos. Mais. Ontem, no auditório da Aciu, a sexta turma de alunos da ETFG, com o nome do professor Aluísio Ferreira Elias, também recebeu certificados de conclusão de curso. Os 13 alunos desenvolveram características empreendedoras a partir da teoria e prática, experimentando os desafios da administração das micro e pequenas empresas, através de avançados sistemas de treinamento, programas de pesquisa e desenvolvimento. Ipem – Diretor geral do Ipem/MG, Tadeu José de Mendonça, sinalizou positivamente ao pedido de instalação de unidade do órgão no município, conforme solicitação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Saud. Garantia. Em ofício, o Instituto alega que analisa a implantação de novas regionais, inclusive em Uberaba, mas pede prazo de seis meses para terminar levantamento denominado Novas Fronteiras de Metrologia Legal e Qualidade Industrial. Atualmente, empresários que dependem da expedição dos laudos precisam viajar até Uberlândia. Expectativa. Comerciantes apostam no chavão de que brasileiro deixa tudo para última hora e confiam em movimentação intensa às vésperas do Natal. Hoje, o comércio estará aberto de 10h às 18h. Durante toda a semana atenderá de 9h às 22h; no sábado, a previsão é de turno de 9h às 19h, e,no domingo (24), de 10h às 18h. As lojas do Shopping Uberaba ficarão abertas hoje até às 23h e, no dia 24, funcionarão de 9h às 19h. Ofício. Aciu encaminhou carta de agradecimento ao prefeito Anderson Adauto pela indicação do ex-presidente da entidade e, agora, integrante do Conselho Consultivo, Flamarion Batista Leite, para o cargo de diretor-executivo da Feti. Palavras. O noticias trata como gratificante o reconhecimento e reforça a importância do entrosamento e da parceria entre entidade e poder público municipal em busca do fortalecimento do empresariado regional. Arrojo. A JMMagazine chega a 16ª edição com quase 200 páginas de rico material. Lançamento previsto para quarta (20), a partir das 20h, na Paddock, será comandado pelos arrojados Lídia Prata e Luiz Ciabotti. Equipe de colaboradores se supera a cada trabalho, projetando a revista pelo país. Lembranças. Industrial do ramo de vestuário, Hilvilanges Garces de Moraes foi segundo secretário da Associação Comercial, no biênio 1953/54. Na ocasião, o presidente da casa era Durval Furtado Nunes, que recebeu o governador Juscelino Kubitschek na sede da entidade. Hilvilanges integrou o grupo que fez reivindicações a JK focadas no desenvolvimento da cidade. Planalto. Representando as entidades classistas de Uberaba, José Eustáquio Barbosa (Banco do Povo) compareceu a cerimônia de sanção da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, em Brasília, na quinta-feira (14), conforme convite do vice-presidente, José Alencar. Lotado. Mais de mil pessoas lotaram o Palácio do Planalto para acompanhar o ato considerado a primeira política pública, de âmbito nacional, voltada para os pequenos negócios. Projeção. José Eustáquio presenciou Lula afirmar em discurso que nos próximos 12 meses o país crescerá pelo menos 2%, em função da nova lei. Hoje, as micro e pequenas somam 99% das empresas do Brasil, geram 60% dos empregos e são responsáveis por 20% do PIB. Oportunidade. Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento abre licitação para uso de 15 boxes do Mercado Distrital do Boa Vista. Documentação e proposta de preços deverão ser entregues à secretaria de Administração até 8h45, do dia 04 de janeiro. O valor mínimo do metro quadrado para permissão é de R$ 2,75, conforme decreto municipal. Colorido. Escola de Artes e Ensino Doutor Odilon Fernandes promove na quarta-feira (20), marcando o encerramento das atividades do ano, Gincana de Desenho Artístico. Seus alunos de 11 a 20 anos concorrem à medalha, a partir da técnica de desenho livre. De volta. Comissão julgadora será composta pelas diretoras da instituição Dulce Fernandes, Cláudia Beatriz Claver e pelo professor Carlos Alberto Filho. A escola retomará suas atividades em 2007, em 22 de janeiro, oferecendo diferentes cursos de qualificação profissional.
Fonte: