Conexão Aciu 46 - de 03.01.2007
05/01/2007
Retrospectiva. Na coluna de hoje vamos apresentar o balanço do Projeto Empreender durante o ano de 2006. O Projeto Empreeender conseguiu implantar neste ano em questão 12 novos núcleos, promovendo assim o associativismo entre as empresas da mesma categoria. Núcleo de Imobiliárias. Com 17 empresas participantes, criou a Rede Online de Imóveis, que disponibiliza todos os imóveis, seja para locação ou venda, que cada uma das empresas associadas ao núcleo possuem. Assim o intercâmbio entre elas fica mais fácil, facilitando também o atendimento aos clientes. Classimóveis. Outra medida foi a criação do Classimóveis no Jornal da Manhã que mostra os imóveis para compra e locação disponíveis aos clientes das empresas pertencentes ao núcleo. Para finalizar foi realizada uma reunião Geral com todas as Empresas do Segmento para apresentar o núcleo e convidá-las a participar neste ano dos empreendimentos. Núcleo de Óticas. Está sendo reativado aguardando confirmação dos participantes. Núcleo de Tecnologia da informação. As seis empresas pertencentes ao núcleo criaram o Selo de Qualidade, que é uma forma de verificar se as empresas pertencentes ao núcleo estavam comercializando produtos dentro do padrão e das normas exigidas pelas empresas de tecnologia. Núcleo de Transportes. Está em reestruturação na busca de novos parceiros. O núcleo voltará a se reunir em fevereiro. Núcleo de Auto-Escolas. Começou e terminou o ano de 2006 com o pé direito engajados em projeto que vai facilitar a vida de motoristas e das auto-escolas, principalmente das nove pertencentes ao núcleo. Desenvolveu um projeto que cria em Minas Gerais o 1º complexo de Trânsito (Local de Treinamento e exame para Habilitação). O Projeto foi elaborado pela Secretaria de Infra-Estrutura da Prefeitura em local doado pelo Prefeito ao Núcleo das Auto-Escolas de Uberaba, que será na Univerdecidade. Novo núcleo em 2007. O Núcleo de Casas Lotéricas será aberto ainda neste ano ainda em data a ser definida. As empresas deste ramo associadas à Aciu podem entrar em contato com o Projeto Empreender para participar do futuro núcleo, que tem por objetivo reestrutar a classe das Casas Lotéricas abordando os principais problemas e apresentando soluções. Núcleo das Academias. As cinco empresas nucleadas realizaram o 1º Fórum Uberabense das Academias, que teve como principal objetivo mostrar a importância de uma empresa ser registrada no Sistema Confef/Cref (Conselho Federal de Educação Física/ Conselho Regional de Educação Física) órgão que regulamenta e fiscaliza os serviços prestados na área de Atividade Física, ou seja, só os profissionais registrados no Confef/Cref, que possuem cédula de identidade profissional, têm direito exercer legalmente a profissão. Além disso, conseguiram junto à Câmara Municipal de Uberaba, a aprovação do Projeto de Lei de Regulamentação do trabalho de fiscalização da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos, checando registros profissionais, alvará sanitário, condições físicas e de higiene. A logomarca do núcleo também foi criada. Núcleo das Videolocadoras. Atuaram junto aos órgãos competentes para combater a pirataria de DVD’s e Fitas VHS em Uberaba, conseguindo vitórias expressivas, já que os órgãos competentes conseguiram apreender centenas de materiais piratas. Parceria. Realizaram parceria com a Adepi (Associação de Defesa de Propriedade Intelectual) que ministrou cursos aos fiscais para saber identificar um CD e DVD pirateado. A propósito um DVD pirateado apresenta cores diferenciadas, como azul, que não o prata original. Brindes. Realizaram também a Campanha de Natal, no dia 27/12/06 com sorteio de Brindes e aumento de 10% no faturamento das empresas participantes. Compras. Outra realização foram as Compras conjuntas de Filmes com redução de custos para as empresas nucleadas. Ampliação. O núcleo de Videolocadoras fez tantas ações com êxito em 2006 que conseguiu outras empresas participantes. Até outubro eram 23, agora já somam 30. Agenda. FCETM. * Processo Seletivo Especial para o preenchimento das vagas remanescentes dos cursos de Administração de Empresas, Administração com ênfase em Marketing, em Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. - Avaliação a partir de redação. Data: 7 de janeiro (domingo) Horário e local: a partir das 9h, na FCETM Inscrições: R$ 25 via www.fcetm.br.