Editoria: Marlene Borges
Estagiários: Karine Rogério e Luís Felipe Silva
imprensa@aciu.com.br
CrediAciu: o novo banco uberabense
Está nascendo a cooperativa de crédito do setor produtivo urbano de Uberaba, a CrediAciu. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba _ Aciu, incentiva a criação do banco do empreendedor uberabense, que tem como principal meta ser o banco que sirva de fomento para o micro e pequeno empresário, com facilidade de acesso e captação de recursos a baixo custo.
A cooperativa de crédito não será especificamente para associados do Sistema Aciu, mas para todo o setor empresarial. Se a empresa é sócia da cooperativa, isso faz com que o empresário seja sócio pessoa física incluindo sua família e funcionários.
A Aciu estará subsidiando as ações necessárias para a abertura da cooperativa. Entre as ações, está o empréstimo do local para a instalação da cooperativa, no prédio da Aciu, equipamentos, móveis e patrocínio na divulgação. "A CrediAciu é um novo estilo de cooperativa, e a primeira do setor produtivo urbano. O trâmite no Banco Central corre normalmente e sem entraves", explica Carlos Rocha, presidente da Aciu. O banco realizará todas as operações normais, como o recebimento de tarifas de água, luz e telefone, além do pagamento de boletas de outros bancos. A CrediAciu terá auditoria permanente da CrediMinas, que é uma central de cooperativa de créditos e que fiscalizará as ações junto ao Banco Central.
Para que os empresários conheçam um pouco de cooperativismo e de cooperativa de crédito a Aciu realiza, em parceria com o Sebrae, as palestras "A Inteligência da Cooperação" e "Vantagens, Benefícios e Processos do Coopera-tivismo de Crédito". Os palestrantes são o consultor e administrador de empresas Antônio Augusto de Castro e o filósofo, teólogo e pedagogo Inocêncio Magela de Oliveira. O evento acontece nos dias 26 e 27 de abril, às 19h, e é aberta para todos os empresários, não só associados da Aciu, e toda a comunidade.
Inadimplência
O Núcleo de Auto Peças realizará no dia 28, na Aciu, a palestra "A arte da recuperação dos inadimplentes e o perfil do devedor do século XXI" para os empresários do setor.
O objetivo das palestras é alertar os empresários sobre as características dos inadimplentes na atualidade, traçando um perfil sobre consumidores que fazem dívidas no setor.
A palestra também irá procurar auxiliar os empresários nas negociações de dívidas com clientes, visando um entendimento entre as partes, possibilitando assim o pagamento da dívida. A palestra é dirigida aos empresários nucleados e seus funcionários
Jantar empresarial
A Aciu realizou, no dia 23 de abril, o Jantar Empresarial com o objetivo de integrar sua diretoria a ações positivas realizadas por outros setores de Uberaba.
No primeiro jantar, a diretoria da casa recebeu o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pecuária do município, Luíz Henrique Borges Fernandes, e o diretor de departamento Antônio de Bastos Garcia. O principal tema abordado foi o agronegócio, que é sistema integrado de pesquisa , tecnologia, produção, negócios, mercado e informação, dos produtos agropecuários, desde a origem, passando pela agregação de valor, até o consumidor.
Reativação de vôos
Atendendo às reivindicações da população e do empresariado de Uberaba, a empresa Total Linhas Aéreas anunciou, no dia 23, a rea-tivação da rota que liga Uberaba, Uberlândia e Brasília. A comunicação foi feita em uma entrevista coletiva realizada na Aciu, e contou com as presenças do comandante e superintendente da Total, Deilson Matoso, o deputado federal Anderson Adauto, o senador Aelton Freitas, o presidente da Aciu Carlos Humberto Rocha e o presidente da ABCZ, José Olavo Borges.
O início dos vôos acontecerá antes do previsto inicialmente, sendo que o primeiro partirá de Uberaba rumo a capital federal ainda no dia 30 deste mês. A decisão foi tomada devido ao início da Expozebu, e do grande fluxo de passageiros esperado para o evento. Inicialmente os vôos acontecerão de segunda à sexta, com a expectativa de ser implantada uma linha nos fins de semana. "Estamos bastante confiantes com este empreendimento. O objetivo da Total é prestar um serviço às comunidades do estado" afirmou Deilson.
O deputado Anderson Adauto e o senador Aelton Freitas frisaram a necessidade de ligar Uberaba com a capital federal. "Uma linha aérea é tão importante quanto uma estrada", completa o senador Aelton.
Para o presidente da Aciu, Carlos Rocha, a nova rota possibilitará também que novas empresas se instalem em Ube-raba.
Informativo Cepes
O Centro de Estudo e Pesquisas Sociais e Econômicas _ Cepes, pela terceira vez consecutiva, pesquisa a tendência da economia familiar em Uberaba. O professor Ricardo Prata informa que continua em queda a expectativa de melhora para o ano de 2004. De 52% em fevereiro, caiu para 31,7%. O "será pior" cresceu para 35,6%.
A porcentagem dos que estão somente pagando contas subiu para 58,5% após a queda de cinco pontos em março. A porcentagem dos que estão "ajustando contas" subiu três pontos. A disposição de ir às compras caiu de 1,4 para 1,0%. O dado favorável foi o crescimento da intenção de investir, que subiu para 4,9%, porém, a intenção de poupança caiu para 1,0%. Desapareceu a pequena tendência de poupar por segurança (1% em março). O indicador de poupança passou a se referir somente a investimento.
Aciu na Expozebu
A Aciu estará presente na 70° edição da Expozebu com o estande do Sistema Aciu. O objetivo da diretoria é divulgar os serviços, projetos e ações que o sistema presta à sociedade uberabense e região.
Durante todos os dias da mostra, estarão sendo distribuidos folders explicativos de cada serviço prestado, além da exposição de banners no estande e de exibição de um vídeo institucional do sistema e outro de serviços.
"Uma coisa lançou profundas raízes em mim: a convicção de que a moral é o fundamento das coisas, e a verdade, a substância de qualquer moral. a verdade tornou-se meu único objetivo. Ganhou importância a cada dia. E também a minha definição dela foi constantemente se ampliando"
Mahatma Gandhi
Fonte: