Aciu firma parceria com CIEE/MG
07/11/2003
Programa de estágio viabiliza contratação de estudantes Com o objetivo de ampliar a participação dos estudantes nas empresas da cidade, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba criou uma Coordenadoria de Programa de Estágio para estudantes do ensino médio (educação geral – profissional) e superior através de convênio firmado com o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais – CIEE/MG. O presidente da Aciu, Marcos Felipe Abud, disse que o convênio é mais um benefício implantado para os associados da entidade, que poderão reduzir seus custos operacionais com relação ao recrutamento e pré-seleção de candidatos; modernizar seus processos com novas tecnologias, e ainda deduzir do Imposto de Renda os custos com estágios, conforme a legislação em vigor. Para as escolas, segundo o presidente, a parceria representa um intercâmbio permanente de cooperação técnica, aumentando o fluxo de informações comuns com as empresas e da realidade do mercado de trabalho. Já para os estudantes é também uma excelente oportunidade de obter, durante a sua formação, currículo e experiência profissional. As empresas associadas à Aciu interessadas em contratar estudantes estagiários deverão entrar em contato com a entidade e passar o perfil desejado do estagiário. Assim, elas terão todas as vantagens dos programas mantidos pelo CIEE-Minas. A proposta do CIEE é potencializar a Aciu para desenvolver ações que otimizem o desenvolvimento da região, integrando o saber e o fazer mas, principalmente, atendendo às atuais exigências de mercado: competência e qualidade. Dentre os objetivos do CIEE, constam: desenvolver ações para realização de estágios por parte dos estudantes do Ensino Médio e Superior e proporcionar às empresas associadas o aproveitamento dos ex-estagiários para o quadro de funcionários efetivos de recursos humanos. Estágio – Quem ganha? Empresa Possibilidade de redução de custos operacionais com relação ao recrutamento e pré-seleção de candidatos. Contato com novos talentos humanos em formação. Intercâmbio com as escolas visando a buscar modernização de seus processos e novas tecnologias. Testar e qualificar o futuro profissional da empresa. Oportunidade de preparar reservas táticas de recursos humanos, sem necessitar de grandes investimentos. Dedução do Imposto de Renda dos custos operacionais com o estagiário, conforme a legislação em vigor. Escola . Intercâmbio permanente para cooperação técnica, aumentando o fluxo de informações comuns com as empresas. . Valoriza a qualidade de ensino, ao despertar no estudante o interesse pela prática profissional. . Recebe o fluxo de informações da realidade do mercado e, assim, afere a utilidade e a validade de seus programas e currículos. Estudante . Oportunidade de aferir, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula. . Contato com profissionais ligados à sua futura profissão. . Identificar, com maior clareza, a finalidade de seus estudos. . Redução natural da insegurança do recém-formado. . Incentivo ao exercício do senso crítico, da observação e da criatividade. . Obter, durante a sua formação, currículo de experiência profissional. . Oportunidade de ser efetivado como funcionário.
Fonte: ACIU