Empresa Júnior - Núcleo de Apoio e Consultoria Empresarial de Uberaba
11/11/2003
INTRODUÇÃO No final da década de 60, estudantes de conceituadas escolas européias manifestaram interesse em criar dentro de suas universidades um espaço onde pudessem colocar na prática a teoria aprendida dentro das salas de aula. Eles acreditavam que apenas o estágio, na forma como era conhecido, não era suficiente para tal. Esse projeto visa integrar e auxiliar o aluno em seus primeiros passos no mercado de trabalho. Assim surgiu o movimento EMPRESA JÚNIOR. A Empresa Júnior é definida por estatuto como uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e dirigida exclusivamente por alunos de graduação dos cursos universitários, possui ainda o código de ética do movimento Empresa Júnior, funciona como uma ponte entre a sala de aula e a prática do mercado, proporcionando aos universitários a oportunidade de conhecer o mercado em que atuarão, completando o seu aprendizado e aos clientes, sejam eles grandes, médios, pequenos e micro empresas, serviços de consultoria e planejamento de alto nível e qualidade a custo reduzido. Mais que uma ligação entre a FACULDADE e a EMPRESA é, sem dúvida, a base para a primeira experiência profissional. O QUE É A FCETM Jr.- EMPRESA JÚNIOR NÚCLEO DE APOIO E CONSULTORIA EMPRESARIAL DE UBERABA? A FCETM Jr. Empresa Júnior da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro - FCETM, é uma empresa composta por alunos dos Cursos de graduação da instituição, e supervisionada por professores com ótimas qualificações nas áreas correspondentes. Ela presta serviços de assessoria a pequenas e micro empresas, que muita vezes, não tem condições de arcar com uma assessoria a preços de mercado e de qualidade. O diferencial da Empresa Júnior são seus preços, que podem ser praticados muito abaixo dos concorrentes, isto não significa que seus serviços são de baixa qualidade, pelo contrário, o que faz com que seus preços sejam baixos, é o motivo dela ser sem fins lucrativos, isto quer dizer que as metas da FCETM Jr., não é atingir altos níveis de lucros, e sim proporcionar a alunos da FCETM, condições de colocarem na prática o que aprendem em sala de aula. NOSSA MISSÃO "Desenvolver pessoal, acadêmica e profissionalmente os alunos de graduação da F.C.E.T.M. que com ela envolverem-se; dentro de um ambiente cooperativo de trabalho, proporcionando e garantindo à sociedade serviços de qualidade, úteis e aplicáveis, relacionadas às áreas de suas formações universitárias e fundamentados nos conceitos de ética, assegurando assim sua manutenção e o desenvolvimento de seu espírito empreendedor e de liderança." EMPRESA JÚNIOR - FCETM JÚNIOR O Núcleo de Apoio e Consultoria Empresarial de Uberaba - FCETM Júnior, neste segundo semestre está dinamizando suas atividades com força total. Está com uma proposta de trabalho muito interessante para este segundo semestre. Para tanto a empresa está recebendo o cadastramento de alunos que estejam interessados a concorrer a uma vaga de consultor júnior. Os alunos devem procurar a sede da Empresa Júnior, que funciona no corredor que dá acesso a biblioteca (lado direito de quem entra), às segundas e quartas-feiras das 19:00 às 22:00 - Falar com o professora Sabina ou terças, quintas e sextas-feiras no intervalo - falar com um dos diretores da empresa júnior. Como funciona a Empresa Júnior? É definida por estatuto como uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída e dirigida exclusivamente por alunos de graduação dos cursos universitários, possui ainda código de ética do movimento Empresa Júnior, funciona como uma ponte entre a sala de aula e a prática do mercado, proporcionando aos universitários a oportunidade de conhecer o mercado em que atuarão, completando seu aprendizado. Mais que uma ligação entre a FACULDADE e a EMPRESA é, sem dúvida, a base para a primeira experiência profissional. O que é a FCETM Júnior? É uma empresa composta por alunos dos Cursos de Graduação da FCETM, e supervisionada por professores com ótimas qualificações nas áreas correspondentes. Ela presta seviçoes de assessoria as Micro e Pequenas Empresas. O diferencial da Empresa Júnior é um produto de qualidade com preçoes bem menores do que os praticados no mercado, visto que, é uma instituição sem fins lucrativos e que visa o aprendizado dos alunos. MISSÃO FCETM Júnior: "Desenvolver pessoal, acadêmica e Profissionalmente os alunos de graduação da FCETM, que com ela envolver-se, dentro de um ambiente cooperativo de trabalho, proporcionando e garantindo à sociedade serviços de qualidade, úteis e aplicáveis, relacionados às áreas de suas formações universitárias e fundamentados nos conceitos de ética, assegurando assim sua manutenção e o desenvolvimento de seu espírito empreendedor e de liderança.
Fonte: ACIU