Presidente da ACIU participa de lançamento do Programa Universidade Aberta e Integrada de Minas
19/02/2013

O governador Antonio Anastasia lançou, ontem (18), na Cidade Administrativa, o Programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues e o presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto. O objetivo da Uaitec é ampliar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão, por meio do ensino a distância gratuita. A previsão é de que, até o final de 2013, cerca de 120 polos sejam inaugurados, incluindo 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) já em funcionamento e que serão convertidos em Uaitec, ampliando o acesso à educação superior gratuita e de qualidade.


Anastasia assinou ainda documento de criação do “Programa Idiomas para a Cidadania” e autorizou a implantação de 120 unidades da Uaitec. As universidades federais de Alfenas (Unifal) e Viçosa (UFV) assinaram termo de adesão à Uaitec. “Trata-se de um instrumento de ensino a distância, utilizando a estrutura de nossos CVT’s e que vai permitir agregar conhecimento ao grande público. O primeiro esforço será no ensino da língua estrangeira, especialmente do inglês, para aqueles que pretendem fazer o Programa Ciência sem Fronteiras, que é um programa muito aplaudido e exitoso do governo federal”, afirmou Anastasia.

Durante seu pronunciamento, o ministro disse estar impressionado pelos modernos equipamentos utilizados na aula e ressaltou o pioneirismo de Minas ao aproveitar a rede de CVT’s para ampliar a capacidade de disseminação do conhecimento. “Minas é o Estado pioneiro e que está mais avançado nessa questão do ensino a distância, surgido, assim, de uma rede já bastante bem distribuída, com 84 centros Foi o Estado que melhor aproveitou essa oportunidade, criando aqui uma rede de CVT’s, que não ficou restrita a isso. O Estado teve a capacidade, a iniciativa, a visão de agregar valor a essa rede”, destacou o ministro.


Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o programa representa uma nova etapa na democratização do acesso ao ensino superior. “Temos um desafio no Brasil, que é dobrar as vagas no ensino superior apenas para atender às metas do milênio e nós só podemos atingir essa meta se usarmos o aparato da educação a distância. O governo federal lançou o desafio de ampliar em 600 mil o número de vagas a serem oferecidas no Brasil até 2014. Minas está saindo na frente com a rede Uaitec, por meio da qual vamos poder, junto com o governo federal e em parceria com as universidades públicas, inicialmente, oferecer 30 mil vagas em cursos de línguas. E a partir do segundo semestre, com a participação de universidades públicas de Minas Gerais, que são 14 (12 federais e duas estaduais), nós estaremos oferecendo cursos de graduação e pós-graduação a distância, fazendo com que tenhamos em Minas Gerais a maior plataforma de educação a distância do país, interiorizando o acesso ao ensino superior e democratizando o acesso às vagas”, informou.

Em julho do ano passado, Uberaba ganhou a primeira unidade da UAITEC do Triângulo Mineiro, que está instalada na FCETM/CESUBE. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) coordena o projeto, que tem a parceria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) e Fundação de Ensino Técnico e Pesquisa de Informática de Uberaba (FETPIU).  A UAITEC está no 5º andar do prédio da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, na readequação do CVT Markito, e tem como prioridade atender, gratuitamente, os jovens e ampliar o direito ao conhecimento e à informação. No local vai funcionar o Centro Vocacional Tecnológico, com o objetivo de promover a inclusão social e digital. Para isso, a unidade conta com salas de informática equipadas com computadores conectados à internet, laboratório vocacional de música, sala de videoconferência e o Núcleo de Atendimento ao Empreendedor (NAE).


Fonte: ACIU
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.