Por causa do lançamento da 79ª ExpoZebu, que acontece nesta sexta-feira (03/05), em Uberaba/MG, o embaixador da República da Namíbia, Lineekela Josephat Mboti, e o primeiro secretário da Embaixada da Namíbia, Siluka Kabuta, já estão na cidade em busca de parceira para o país. Eles fizeram uma visita hoje à tarde à Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba, ACIU.
O diretor José Carlos D’Melo representou o presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, que estava em viagem de negócio. O encontro foi para conhecer um pouco sobre a entidade classista que ha 89 anos trabalha para o desenvolvimento de Uberaba, que conta uma faculdade a FCETM CESUBE.
O embaixador ficou encantado com a entidade, que possuiu uma faculdade de Ensino Superior e o PACE (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual)um posto Avanço. O diretor informou que a ACIU tem interesse em firmar parceria com a Namíbia, uma vez que a cidade está em crescimento econômico. “Podemos oferecer intercâmbio para os jovens daquele país. Além de podermos oferecer os serviços que a ACIU possui como auditório, sala de teleconferência caso necessitem” afirmou D’Melo.
A Namíbia possui três universidades: Nacional da Namíbia, a Politécnica da Namíbia e a Internacional da Namíbia. É um país do sul da África, situado entre Angola e África do Sul, com cerca de 2 milhões e meio de habitantes. Antiga colônia sul-africana tornou-se independente em 1990. Os idiomas oficiais são inglês e alemão e, recentemente adotou o português como opção no currículo escolar.
Para o embaixador, o crescimento econômico no Continente Africano gera novas demandas, abrindo oportunidades de incremento do comércio com o Brasil. “O Brasil pode servir de exemplo, sim, para os países da África. O Brasil é uma espécie de portador de esperanças, pois vem superando as dificuldades e mazelas”, disse o embaixador. “Quando vêm ao Brasil, os africanos observam uma realidade superior ao que imaginavam encontrar.”
Clique aqui para ver a galeria.