Cai o índice de inadimplência na cidade e vendas sobem no dia dos namorados
14/06/2013

O consumidor uberabense está conscientizado do que é gastar dentro da
margem de comprometimento de renda e, assim, não arcar com juros do
mercado financeiro, ao contrário do apurado em nível nacional. A afirmação
é dos presidentes das duas entidades da ACIU (Associação, Comercial,
Industrial e de Serviços de Uberaba),  Manoel Rodrigues Neto e o da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Miguel
Faria, ao anunciarem que o índice de inadimplência na cidade caiu (-) 2,36%,
nos primeiros cinco primeiros meses do ano, em relação a igual período de
2012, conforme balanço do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito),
mantido pela entidade em parceria.


“Esse desempenho aponta que, de fato, o consumidor de Uberaba tem
procurado planejar sua vida financeira. É recomendável colocar tudo
[receita e despesa] numa planilha e, sempre que possível, comprar à
vista”, observa o dirigente lojista.


Em termos de Brasil, no acumulado de janeiro a maio de 2013, contra igual
período do ano passado, a alta da taxa de inadimplência foi de (+) 7,37%,
de acordo com divulgação feita esta semana pela CNDL (Confederação
Nacional dos Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil. "O crescimento desta
base é resultado do aumento dos custos das famílias, impactado basicamente
pela inflação, que tem mostrado resistência em voltar ao patamar
estabelecido pelo governo [meta central de inflação de 4,5% ao ano medida
pelo IPCA]", informaram as duas entidades nacionais.


O SPC Uberaba também notou queda de (-) 16,97% no volume de cheques sem
fundos registrados no órgão. Para Miguel Faria, no momento, o cheque é a
moeda de troca mais viável para o comércio, ao assinalar que os bancos têm
adotado critérios mais rígidos na abertura de novas contas e liberação de
talonários. “Isso é muito importante. Recomendamos que o lojista faça
cadastro do cliente e receba cheques com garantia real de recebimento e
sem taxas administrativas”, diz.


Miguel Faria projeta um segundo semestre positivo para o varejo, ao citar
o lançamento da campanha promocional “Três amores e uma paixão”, cujos
kits já podem ser adquiridos antecipadamente pelos associados da CDL e da
ACIU, mas que serão entregues em novembro quando, então, as seladinhas
poderão ser distribuídas aos consumidores. A adesão pode ser paga em
suaves parcelas. A promoção irá de novembro próximo a junho do ano que
vem. A premiação inclui CITROËN C3 zero quilômetro, motos, televisores,
tablets, bicicletas, entre outros. “Todos ganham: consumidor, lojista e
vendedor”, destaca.


Dia dos Namorados – De outra parte, Miguel Faria informa que as vendas
pelo Dia dos Namorados cresceram 4,5% neste ano, comemorado nesta
quarta-feira, 12, na comparação com mesmo período do ano passado. “O
resultado ficou dentro da margem da nossa estimativa preliminar”, diz.
Alimentos e bebidas, joalheria, eletrodomésticos, eletrônicos,
entretenimento, cosméticos/perfumes, calçados, moda e acessórios,
floricultura, livros e revistas, artigos esportivos, telefonia móvel, e
outros, foram os presentes mais comercializados pelos namorados
uberabenses.


Fonte: Lúcio Castellano
POSTADO POR:
Comunicação Aciu
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