Os desafios do atual cenário econômico foi o tema tratado pelo palestrante Germano Rigotto
17/06/2013

Na manhã da última sexta-feira, dia (13/06), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais – Federaminas realizou a primeira edição do Café com Desenvolvimento com palestrante Germano Rigotto.

O presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto e o diretor José Nascimento de Aguiar, Autoridades, representantes da imprensa e mais de dez municípios participaram do evento. O presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, deu as boas vindas aos participantes, dentre eles o Superintendente do SEBRAE-MG, Afonso Maria Rocha, o Deputado Estadual, João Bosco, o Superintendente do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), Fernando Passalio, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, Marcos da Luz e a Vice-Presidente e Diretora emérita da AC Minas, Maria Elvira.

Sob a temática “Os desafios do atual cenário econômico”, Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul explanou sobre as perspectivas econômicas do Brasil. Atual presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários, Rigotto conta com perspectivas excelentes para o Brasil, como os investimentos produtivos externos internalizados. Mas ele alerta para falta de medidas estruturais e conjunturais destinadas a sustentar o desenvolvimento, como política monetária mais eficiente, política cambial fortalecendo a competitividade do real, política de solidez fiscal, contenção de gastos de custeio e aumento dos investimentos, redução de tributos e diminuição do custo da infraestrutura.

O ex-governador participou de uma sabatina dos participantes, momento em que teve a oportunidade de expor sua posição sobre diversas questões. Defendeu a redução da carga tributária para que se alargue a base tributada; manifestou-se favorável aos royalties sobre o petróleo, mas, igualmente, aos royalties sobre a mineração; pediu maior valorização do real; condenou a grande dependência do País das compras de commodities pela China; e, ainda, afirmou que o Brasil pode alcançar crescimento sustentável de 5% ao ano desde que invista em educação, em formação profissional, e realize as reformas estruturais necessárias.

Wander Luis mediou o bate-papo e ao final falou de sua satisfação na realização deste encontro. ”O Café com Desenvolvimento é um projeto que tem por objetivo disponibilizar capacitação para o interior do Estado, começamos com um excelente tema e ilustres participantes, tenho certeza que a cada edição teremos enriquecedores debates”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Federaminas