O projeto Indicadores FCETM CESUBE faz aniversário e presidente da ACIU reativa Centro de Estudos e Pesquisas da FCETM
19/06/2013

O presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto e os professores Economistas Sérgio Martins e Núbia Ferreira, apresentaram para imprensa na tarde desta quarta-feira, dia 19, o balanço positivo do primeiro ano de divulgação do projeto “Indicadores Econômicos”. Na oportunidade o presidente da ACIU, falou da reativação do Centro de Estudos e Pesquisas Sociais e Econômicas – CEPES.

“O objetivo é fornece informações que revelam indicadores úteis para as atividades comerciais e industriais em Uberaba e na área acadêmica. Atende as necessidades de pesquisas de mercado e opinião, para empresários, professores, estudantes, associações e toda a comunidade. A Aciu tem se reunido com outras associações comerciais da região para trabalhar conjuntamente com os governos e saber como podemos apoiar esse movimento. Iremos montar a primeira turma de alunos da FCETM CESUBE, para treinamento em pesquisa, iniciando com um estudo sobre a opinião popular a respeito do primeiro tema. “Queremos saber se a população entende a discussão da região metropolitana, como funciona a sua composição”, informou o presidente.

O coordenador e responsável pelo Indicadores FCETM CESUBE, Sérgio Martins, apresentou a doutoranda em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Núbia Alves Carvalho Ferreira que integra a equipe. “Estou surpreso em ver que o projeto ganhou uma dimensão muito maior do que o esperado. Esse é um trabalho diário, do qual podemos ver o crescimento”,destaca.

Para Núbia, o Cepes irá, buscar dados e índices de relevância ao comércio, indústrias e a toda a comunidade, como índices de desemprego, preços, comércio, dentre outros de grande valia. “Por exemplo, o trabalho dos políticos, deputados federais, estaduais e vereadores, buscando o envolvimento deles com questões locais e regionais. É possível fazer sondagem do comércio em datas comemorativas como Dia das Mães, Namorados, Natal, etc. Fazer pesquisa sobre inadimplência e insatisfação com transporte público”, afirma a Economista.

Fonte: ACIU