DIRETORIA DA ACIU RECEBE O VICE- PRESIDENTE DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS (INDI)
17/06/2013

O presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, recebeu na reunião plena desta segunda-feira, dia 17, no miniauditório da ACIU, o vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Minas Gerais-Indi, Maurício Cecílio o braço operacional do governo na atração de investimentos e assistência ao investidor, o qual integrará a coordenadoria do programa ProMunicípio do governador Antonio Anastasia (PSDB).

Momentos antes de começar a reunião, o prefeito Paulo Piau esteve presente para cumprimentar Maurício Cecílio, os diretores da ACIU e o G9, que participaram da reunião.

De acordo com o presidente, eles trataram de diversos assuntos ligado à entidade e à cidade de Uberaba, como os investimentos que podem ser viabilizados para o Parque Tecnológico de Uberaba e o Movimento Mineiro em favor do Gasoduto e da Planta de Amônia.

Maurício Cecílio iniciou sua fala parabenizando os dirigentes classistas e principalmente a ACIU, pelo seu poder empresarial. Isso impressionou muito a secretária Dorothea Werneck, que é muito dinâmica em suas ações. “Ela abriu as portas da secretaria e também as portas do Governo do Estado para buscarmos novos investimentos para Uberaba”, afirmou Maurício. Ele pediu empenho das lideranças classistas e políticas para buscarem, junto à Petrobras, a agilização no processo de implantação da planta de amônia em nossa cidade.

Em relação à questão tributária, Maurício disse que os empresários podem ir até BH para discutir e ver a melhor saída. “Trabalhamos para não deixar que nenhuma empresa feche”, disse Maurício. Em relação à ZPE, o vice-presidente da Indi informa que está estudando melhor o assunto, mas garantiu que é um grande instalador de indústrias. “É mais uma ferramenta de desenvolvimento para Uberaba”, concluiu Maurício.

Maurício informou, ainda, que o INDI presta assistência aos investidores que pretendem instalar unidades produtivas em Minas Gerais e apoia os empreendimentos que já se encontram instalados no Estado, auxiliando-os nos processos de expansão, relocalização e de ampliação da competitividade. “Todo o trabalho desenvolvido pelo INDI é realizado sem nenhum ônus para o investidor. Apesar de já contar com a base econômica diversificada, o novo foco do Governo de Minas Gerais é a atração de investimentos de alta tecnologia, sem diminuir a importância dos setores tradicionais. Os empreendimentos da chamada “nova economia” têm aumentado consideravelmente sua participação na produção de riquezas em Minas Gerais e dizem respeito a dezenove setores prioritários, como tecnologia da informação, componentes eletrônicos, softwares, aeronaves, aeroespacial e às ciências da vida, como a indústria farmacêutica, a nanotecnologia e a biotecnologia, entre outros segmentos. A meta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico é que o Estado possa gerar um novo PIB, composto principalmente pelos indicadores econômicos da alta tecnologia e serviços avançados”, afirmou. Disse também que trabalha dentro da Lei de Acesso à Informação quel regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, sendo aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O presidente da ACIU disse que a visita do vice-presidente do (Indi) foi satisfatória. “A própria secretária escalou o vice-presidente do Indi, Maurício Cecílio, como embaixador de Uberaba junto à sua Secretaria e junto ao governo do Estado. E ele nos deu uma aula de como convidar as pessoas para fazer investimentos em Uberaba, colocando o Estado à disposição do município para conseguir capitanear investimentos. E nos garantiu que irá tentar trazer a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck a cidade”, disse o presidente da ACIU.

No mês passado, o presidente recebeu, na casa, o deputado estadual pelo PSB Antônio Lerin, o deputado federal Aelton Freitas, o presidente estadual do PR, o deputado Adelmo Leão (PT) e o terceiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Adelmo Leão (PT). Manoel ainda aguarda a visita do vice-líder do PSD na Câmara Federal, Marcos Montes. A incompatibilidade de agenda impediu, até agora, que MM se sentasse com a diretoria da ACIU.

Fonte: ACIU