Presidente da Aciu defende duto de transporte em reunião
30/07/2013

Por Renata Gomide

 

O modelo do gasoduto de transporte para abastecer a fábrica de amônia da Petrobras e outras indústrias que utilizam o gás como matéria-prima foi defendido ontem na reunião entre lideranças classistas e políticas, capitaneada pela Câmara de Vereadores.

“Que a gente pense maior e pense o melhor”, disse o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Manoel Rodrigues Neto, para quem o duto de distribuição – com capacidade para 1,5 milhão de metros cúbicos –, como defende o governo do Estado, será o mesmo que “jogar dinheiro fora”.

 

Aos deputados do PSD, Marcos Montes (federal), e do PSB, Antônio Lerin (estadual) – ambos da base aliada do governador Antonio Anastasia (PSDB) – o dirigente classista pediu empenho para que sensibilizem o chefe do Executivo mineiro quanto aos benefícios que o duto de transporte irá representar para Uberaba. Para Manoel, esse é o modelo a ser defendido por um estadista, por quem pensa longe, porque irá representar mais desenvolvimento para a cidade e região.

 

Segundo o presidente da Aciu, o Estado está sendo omisso, porque há dois anos foi emitido parecer favorável ao gasoduto de transporte – com capacidade para seis milhões de metros cúbicos – e hoje a Petrobras fará a abertura dos envelopes com as propostas para construção da fábrica de amônia. Ainda, em sua opinião, o gás é uma matriz mais importante para Uberaba do que a planta de amônia, porque garantirá o acesso a outros empreendimentos. Marcos Montes reagiu às declarações do dirigente classista, afirmando que o Estado não pode ser responsabilizado sozinho pelo impasse que envolve o duto.

 

“É claro que estou defendendo o governo do Estado porque é sério e acredito no Anastasia”, disse MM, para quem é preciso acatar a proposta do duto de distribuição para inicialmente atender à fábrica da Petrobras e, posteriormente, dar sequencia às ações para conquistar o duto de transporte. Isto porque, de acordo com o deputado, o Brasil vive seu pior momento econômico.

 

Presidente do PDT Uberaba, o vereador Luiz Dutra foi o primeiro a fazer a defesa do modelo do transporte durante o 1º Encontro de Autoridades e Lideranças “União por Uberaba”. Para ele, é preciso pensar no todo e deixar as vaidades de lado. O pedetista também defendeu a viabilização de diversas outras obras e investimentos para o município, tais como viadutos, rodoanel e Zona de Processamento de Exportação (ZPE).


Fonte: Jornal da Manhã
POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.