Presidente da ACIU e diretor conheceram a Sociedade Garantidora de Crédito em Toledo – PR
22/08/2013

O presidente da Associação Comercial Industrial de Serviços de Uberaba, Manoel Rodrigues Neto, o diretor-executivo Agnaldo da Silva, juntamente com Március Marques Mendes, analista do Sebrae e responsável pelo setor de Atendimento, estiveram na cidade de Toledo, no Paraná, para conhecerem as atividades bem sucedidas da Sociedade Garantidora de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste), da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e do Sicoob Oeste.

Com pouco mais de três anos de atuação, a Garantioeste é a Sociedade Garantidora de Crédito que apresenta maior celeridade no processo de constituição, volume de operações e número de associados. Até o momento registra o montante de R$ 13 milhões de operações no Fundo de Risco e mais de R$ 10 milhões de cartas de garantia.

“Com sua atuação, a SGC está possibilitando que os pequenos empresários tenham acesso ao crédito, com taxas de juros diferenciadas e, dessa forma, possam investir em suas empresas, ter melhores condições de sobreviver e competir no mercado”, avaliou o presidente da Garantioeste, Augusto Sperotto.

Para o presidente da ACIU, o objetivo foi conhecer, em detalhes, o processo de constituição e operacionalização da Garantioeste, tendo em vista que a ACIU já está com quase tudo pronto para iniciar as atividades. “Já foi feito o registro no cartório do estatuto da Sociedade Garantidora de Crédito, que é mais uma parceria com o Sebrae e tem por objetivo fornecer garantia de crédito para quem não tem, necessariamente, o que o banco pede para a concessão de empréstimos. Se possível, pretendemos começar neste segundo semestre ainda. O que a entidade fará é uma análise de crédito e uma consultoria na empresa, o que servirá para apurar se a pessoa poderá pagar pelo crédito. A sociedade emite uma carta de garantia e o banco conveniado empresta o dinheiro. Viemos conhecer esta sociedade de Toledo, que é referência no Brasil”, afirmou Manoel.

O presidente da Acit, Edson Carollo, disse que receber o presidente da ACIU significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido na entidade. “A forma de gestão, os processos, produtos e serviços da Acit têm chamado a atenção de grupos diversos. Isso demonstra que estamos no caminho certo em busca da sustentabilidade e consolida uma posição de referência que ocupa entre as entidades do sistema associativista no nosso Estado”, concluiu Carollo.

Fonte: ACIU