Governo de Minas confirma implantação do gasoduto de Betim até Uberaba
29/11/2013

O Governo de Minas Gerais, Antônio Anastasia, anúncio na manhã desta sexta-feira (29), durante entrevista para a imprensa na cidade. O acordo foi firmado durante uma reunião na sede da estatal, no Rio de Janeiro, na terça-feira (26). O trajeto do gasoduto, que partirá de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, percorrerá 457 quilômetros até chegar a Uberaba.

Segundo Anastasia, o empecilho e a demora na decisão para colocar o projeto em prática ocorreu em virtude de um parecer da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que contestava a natureza da obra que, na primeira origem, viria do Estado de São Paulo. Após inúmeras discussões e pareceres, o governo, em parceria com as empresas envolvidas, concluíram que o melhor trajeto para ser instalado o gasoduto seria ligando Belo Horizonte ao Triângulo Mineiro.

O governador garantiu que o gasoduto estará pronto e com o protocolo assinado até maio de 2016. O funcionamento está previsto para novembro do mesmo ano. "Vamos fazer o gasoduto totalmente mineiro, da capital a Uberaba, com maior capacidade de transporte de gás e fazendo mais uma integração importante do Triângulo Mineiro ao estado", confirmou.

As quatro empresas envolvidas no projeto são a Companhia Enérgica de Minas Gerais (Cemig), Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Gaspetro e Petrobras. A obra terá capacidade inicial para transportar três milhões de metros cúbicos ao dia de gás natural, combustível suficiente para abastecer a fábrica de amônia.

Sobre a fábrica
Os questionamentos quanto à instalação da fábrica de amônia em Uberaba ocorreram depois que um ofício foi enviado à Petrobras para defender a instalação da unidade em Ribeirão Preto, pois Uberaba não tinha gás disponível para abastecimento da unidade. O prefeito de São Carlos, Paulo Altomani (PSDB), entrou na disputa afirmando que a fábrica poderia ser implantada na cidade, que já tem abastecimento de gás.

Contudo, a presidente Dilma Rousseff (PT) confirmou a instalação na cidade mineira no dia 13 de agosto, durante entrevista coletiva na inauguração do etanolduto em Ribeirão Preto, que transportará etanol entre o polo produtor do combustível nas usinas de cana de açúcar da região de Ribeirão Preto (SP) até a refinaria de Paulínia (SP). A presidente afirmou que a Petrobras escolheu Uberaba por questões técnicas e que foi opção do Governo Federal instalar a fábrica no município.

No último dia 14 de novembro, o Estado firmou o protocolo de intenções com a estatal, que nomeou a fábrica como Unidade de Fertilizantes Nitrogenados-V (UFN-V). A unidade terá capacidade projetada de aproximadamente 519 mil toneladas de amônia por ano. Também está sendo estudada a venda de 277 mil toneladas por ano de dióxido de carbono (CO2). O investimento será de cerca de R$ 2,3 bilhões.

Fonte: ACIU