1º Fórum Regional de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte é discutido na ACIU
03/12/2013

O 1º Fórum Regional de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte foi realizado nesta terça-feira (3) em Uberaba, no auditório da ACIU e contou a participação da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck.

O evento é uma promoção conjunta que reúne ACIU, CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sebrae Minas, Sistema Fiemg, Prefeitura de Uberaba e Câmara Municipal de Uberaba, através da Comissão Permanente das Micro e Pequenas Empresas, presidida pelo vereador Samuel Pereira.

De acordo com o vereador, o Fórum abordou temas como comércio exterior, formação e capacitação empreendedora, investimento e financiamento de créditos, qualificação e inovação, racionalização legal e burocrática, entre outros.

A secretária falou durante o encontro sobre a importância de um projeto de desenvolvimento das empresas para evitar que o mercado não fique com um grupo de empresas estagnadas. “Precisamos ressaltar a importância de se ter um projeto de crescimento. Há um risco de as empresas pararem no tempo, pois tem muito benefício, sobretudo fiscal. Mas se a empresa chegar ao limite e não der um salto, vamos ter um grupo de pequenas empresas”, explicou.

Dorothea falou ainda da necessidade de uma reforma tributária para que o País seja mais competitivo. E lembrou que as cidades e os Estados precisam reconhecer que, por definição, a empresa começa micro, fica pequena, depois média e tem condições de tornar-se grande. Para isso, a secretária afirmou que conta com parcerias.

Segundo ela, o Sebrae e a Federação das Indústrias de Minas Gerais são parceiros importantes. “Temos as ações desde a parte de gestão até o foco no mercado, com o objetivo de se buscar novas áreas que podem colocar os produtos. Também um apoio em parceria com o Exporta Minas., pois, muitas vezes, o caminho para a empresa é a exportação”, concluiu. Serão debatidos temas como comércio exterior, qualificação e investimento.

Informou que vai criar um novo eixo de desenvolvimento em Minas Gerais, acompanhando o traçado da BR-262 e beneficiando diversas cidades”, disse a secretária.

O presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, reforçou aos presentes apoio aos micro e pequenos empresários, dizendo que eles precisam de apoio não somente da associação, mas também dos governantes. Ele também solicitou às autoridades que fossem feitas mudanças na lei do Simples, com o objetivo de diminuir os impostos, bem como fosse equacionada essa diferença de fronteira para que os empresários tivessem igualdade para oferecer os seus produtos no mercado.

O prefeito Paulo Piau reconheceu que esse evento é muito importante para debater as questões dos micro e pequenos empresários, porque são encontradas tantas dificuldades para o micro e pequeno empresário se manter no mercado, que apenas a metade deles sobrevive após os primeiros anos de existência. “Sei que a secretária Dorothéa tem somente mais um ano para ficar no governo do Estado. Se quiser pode vir para Uberaba para me ajudar no governo, mas não vou abrir mão da minha equipe, que também vem fazendo um excelente trabalho em prol dos empresários”, descontraiu Piau, falando sobre a criação da Superintendência do Micro e Pequeno Empresário. “Está demorando porque a Fundação Getúlio Vargas está elaborando o projeto de reestruturação de toda a prefeitura, mas essa superintendência será prioridade no meu governo”, concluiu.

Fonte: ACIU