Cepes apresenta resultado de pesquisa do mercado varejista de Uberaba
21/01/2014

Foi realizada na segunda feira, dia 20, no auditório da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba- Aciu, uma coletiva de imprensa com o economista Sérgio Martins e Alex Sandro Oliveira, coordenadores do Projeto do Centro de Estudos e Pesquisas Sociais e Econômicas - Cepes, mantido pela Aciu.

O evento teve como objetivo apresentar uma pesquisa realizada pela Aciu em parceria com Cepes e Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro -FCETM/CESUBE, que avaliou o “Mercado Varejista” da cidade no segundo semestre de 2013. Foram pesquisadas 400 empresas em 38 setores, sendo 268 microempresas, 78 de pequeno porte e 33 delas de micro empreendedor individual, entre outros. 79,3% das empresas pesquisadas são de perfil familiar e 17,3% não familiar.

A coletiva contou com a participação do presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, e imprensa. Segundo Alex Sandro Oliveira, a pesquisa quer mostrar como funciona esse mercado. “O mais importante a destacar é que o mercado varejista tende a melhorar no primeiro semestre de 2014, visto que 45,3% dos pesquisados acreditam que suas empresas vêm crescendo e 40% dizem que se mantêm estáveis. Mas esse crescimento acontece de forma tímida e ainda requer cuidado e algumas melhorias, como, por exemplo, na qualificação profissional dos funcionários e no planejamento”, destacou, durante a apresentação.

De acordo com Sérgio Martins, o empresariado já mostra que, para os próximos meses, existe um maior entusiasmo em relação à qualificação dos colaboradores, assim como os investimentos no negócio. Mas o grande desafio continua sendo o planejamento, pois 39,5% dos empresários pesquisados não fazem um planejamento e 32,7% desses não veem necessidade. “É importante destacar que no segundo semestre será realizada outra pesquisa para confrontar estes dados”, ressaltou.

Foi constatado, durante a pesquisa do último semestre de 2013, que o varejo contratou mais mão- de- obra do que demitiu um total de 25,8% de contratações. As previsões para os próximos seis meses é de menos contratações, ou seja, 15,1%. Há um percentual mínimo de empresários que desejam demitir seus colaboradores, apenas 2,7%. Isto mostra que boa parte pretende manter a equipe existente.

Já o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, pretende melhorar a participação da entidade na vida dessas empresas. “Como fizemos no ano passado, vamos continuar o programa “Atendimento Nota 10” que tem como papel qualificar tanto empresários e colaboradores. Com base nestes dados, queremos aproveitar e direcionar o que interessa para a associação, que é a continuidade dessas empresas no mercado, investindo nesses pontos de mais carência”, concluiu o presidente.

Fonte: ACIU