Inadimplência cresce 6% em Uberaba
13/03/2014

Índice de inadimplência dos uberabenses aumentou 6% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2013. Os dados estão registrados em pesquisa recente realizada pela Associação Comercial e Industrial de Uberaba.

De acordo com o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, o levantamento foi realizado com base nos números de inclusão de registros e de cancelamentos (baixas) junto aos Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Em fevereiro, houve aumento de 26% nas inclusões e de 20% nas baixas no cadastro de devedores do SPC, em comparação a 2013. As inclusões são os nomes incluídos pelas empresas por falta de pagamento, enquanto as baixas são as retiradas dos registros com a regularização da dívida pelos consumidores. “Isso não é ruim se levarmos em conta os dois índices. Nós temos apenas 6% a mais de inadimplência, na comparação com o mesmo período do ano passado”, esclarece.

Além disso, ele informa que em um ano a inadimplência aumentou 11%. Em fevereiro do ano passado, foi registrado o aumento de 24% de inclusões no SPC. Já o número de baixas registrado pelo órgão foi 35% a mais, se comparado ao do ano anterior. Mas, para o dirigente, os índices não podem ser comparados com o atual período, visto que no ano passado o carnaval aconteceu em fevereiro.

Por outro lado, o cenário nacional aponta aumento de 11,8% da inadimplência entre os brasileiros, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base na quantidade de dívidas em atraso há mais de 90 dias no banco de dados do SPC Brasil.

Daniela Brito - Jornalista do Jornal da Manhã - Caderno 2

Fonte: Jornal da Manhã