Membros do CONPHAU verificam necessidade de calçamento nas ruas de Uberaba
30/07/2014

Na última quarta-feira, 30, membros do CONPHAU (Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba) juntamente com o Superintendente de obras da Prefeitura de Uberaba, o engenheiro Pablo José Costa, andaram por aproximadamente 30 ruas que contém paralelepípedos verificando a real necessidade de calçamento de cada uma delas.

A análise ocorreu em todo o período da manhã, e teve início no bairro São Benedito. Depois os 9 integrantes do conselho, que estavam presentes percorreram os bairros Abadia e Vila Maria Helena, Jardim Alexandre Campos e Mercês.

Dos bairros visitados, o CONPHAU deliberou que no bairro Abadia, no entorno do Asilo São Vicente e da Igreja de Nossa Senhora D´Abadia, as ruas calçadas com paralelepípedos serão preservadas. São elas: Rua Padre Maria José, Rua Tenente Venceslau de Oliveira, Rua Dos Andradas, Rua da Constituição, Praça da Abadia, Praça Manoel Terra e Praça dos Andradas. A única exceção foi quanto à Rua Teixeira de Freitas, em que ficou definido que será asfaltada entre a Rua dos Andradas e a Rua Barão da Ponte Alta.

Já na Vila Maria Helena, a rua Terezinha Campos Waak poderá ser asfaltada, e a Praça Antônio Carlos e parte da Rua Angélica serão preservadas e passarão por um processo de recuperação.

No bairro Mercês apenas a Rua Antônio Carlos deverá ser preservada, ficando portanto autorizados os asfaltamentos das ruas (Rua Episcopal, Rua Irmão Afonso e da Rua Barão do Triunfo).

No bairro São Benedito a rua que será asfaltada é a Rua Coronel José Ferreira. Já no bairro Jardim Alexandre Campos, a Rua Alexandre Campos será preservada e as ruas Epitácio Pessoa e Doutor José Ferreira serão asfaltadas.

Para o presidente da ACIU e membro do CONPHAU, Manoel Rodrigues Neto, o conselho está correto em visitar as ruas, pois isso é necessário para definir o destino de cada uma “Nós estamos avaliando as condições reais dessas ruas, bem como sua importância histórica e cultural. Ao visitar todas essas ruas, vimos quais delas apresentam bom calçamento e quais precisamos preservar. De forma que assim contribuímos tanto para a história, preservando as ruas, com real importância histórica, que quais poderão ser substituídas por lama asfáltica, contribuindo também para o desenvolvimento de nossa cidade” explica Manoel.

Os bairros Centro, Estados Unidos, Boa Vista e Fabrício ficaram para o próximo encontro, que ainda não tem data definida.

Fonte: ACIU