Roteiro Turístico Uai Paulista capacita empresários da região
03/09/2014

Aconteceu nesta terça-feira (02), no auditório da Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), por meio do programa Empreender treinamento de capacitação com o tema “qualidade no atendimento”, que foi ministrado pelo consultor Fernando Oscar Lage.

O presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, agradeceu a presença te todos e comentou sobre o que qualificou como “rico patrimônio turístico regional”, toda a área que compreende os municípios que compõem o projeto. Para o empresário, turismo é uma importante fonte geradora de emprego e renda.

Em seguida o consultor Fernando Lage, deu dicas de como receber bem o turista. “A região é rica em turismo. Por isso, é preciso encantar aquele que vem nos visitar”, diz. Expôs que o turismo traz receita para as cidades e que o visitante quer, simplesmente, ser bem tratado.

De acordo com Manoel Pedro Leal, presidente da Associação do Circuito Turístico dos Lagos, foi “altamente positivo” esse novo encontro dos empresários e dos gestores públicos vinculados ao projeto “Uai Paulista”, sob a coordenação da Amvale, Aciu e Projeto Empreender e o apoio do Senac. Anunciou, na oportunidade, que o próximo evento será o 2º Fórum Regional de Turismo, dia 10 deste mês, em Franca (SP), com a expectativa de congregar representantes dos 50 municípios que fazem parte do projeto “Uai Paulista"

Revelou que o projeto, criado há mais de dez anos, está com cerca de 180 empresas cadastradas, número que segundo ele, deverá chegar a 400 emprendedores do setor, ainda este ano.  “A adesão é sem custo. O único pedido é que os empresários participem das capacitações realizadas pelo projeto. 89% dos turistas que vieram para Copa do Mundo pretendem voltar ao Brasil. Diante disso, todas as áreas do turismo precisam estar preparadas para recebê-los”, diz. Explicou que as empresas são credenciadasa pelo projeto, através do “Selo do Uai Paulista”, após avaliação do conselho gestor do projeto.

Manoel Pedro Leal, por fim, informou que, na segunda quinzena de novembro, o projeto deverá ser lançado, oficialmente, no eixo São Paulo-Guarulhos-Campinas, para que empresas operadoras passem a oferecer o “Uai Paulista”.

Também participaram da reunião o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto; o prefeito de Fronteira, Narciso Marcelino de Oliveira; a consultora da Amvale, Lúcia Franca; o diretor do Senac/Uberaba, Marco Antônio Barreto de Mello; a coordenadora do Projeto Empreender, Ana Paula Batista; a  diretora de Turismo da Prefeitura de Uberaba, Janice Hueb, e a consultora de Negócios do Senac, Maria Aparecida Basílio,  entre outros.