Campanha pelo voto consciente é lançada em Uberaba
25/09/2014

O presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu Manoel Rodrigues Neto, que faz parte do G9 - grupo formado por entidades classistas como: Sindicato Rural, Fiemg, Cigra, CDL, IEATM, OAB, Sinduscon e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba, lançaram a campanha pelo voto consciente, na Praça Rui Barbosa.

Durante lançamento o presidente da Aciu participou de pedágio para adesivagem de veículos. Manoel enfatizou anecessidade de fazer uma campanha na cidade. “No levantamento da última eleição, foi constatado que deixamos de escolher um candidato com cerca de 50 mil votos de eleitores que não compareceram, anularam ou votaram em branco. Se fizermos uma composição desses 50 mil votos indo para os candidatos que efetivamente tivessem condições de se eleger, teríamos condições de ter mais dois deputados estaduais e mais um federal. Então, a nossa campanha é para dizer às pessoas que alegam que não têm um candidato ideal que decidam votar em alguém de Uberaba”, relatou.

Já o presidente do G9 e que também preside o Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges de Araújo Júnior, disse da necessidade de votar em candidatos da região para obter representatividade, enquanto não se implanta o voto distrital. O presidente da OAB local, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, afirmou que quando as entidades pedem o voto nos candidatos de Uberaba e região não quer dizer que os outros são ruins, mas porque eles estão preocupados com as bases mais expressivas

O prefeito Paulo Piau também participou da atividade e disse que a iniciativa do G9, como sociedade civil organizada que é, merece aplausos e vêm ao encontro da necessidade de Uberaba. Ele ressaltou que todos os 5564 municípios brasileiros precisam de recursos para implantar os seus projetos e fazer avançar a saúde, a educação, a segurança pública, entre outras áreas importantes. Citou gasoduto, região metropolitana, aeroporto regional, boas estradas e mobilidade urbana como benefícios esperados.

Dados - Diversas cidades brasileiras estão tomando atitudes semelhantes, entre elas estão Franca, Piracicaba e Sorocaba, no interior de São Paulo, e Londrina, no Paraná. Segundo dados do TRE, Uberaba e região chegam a transferir no mínimo 20% dos seus votos para candidatos que não possuem base eleitoral local. Um cálculo preliminar aponta que caso a região votasse em peso nos candidatos locais, a representatividade poderia aumentar em mais três ou quatro cadeiras na Assembleia e duas no Congresso Nacional.

Fonte: ACIU