Conphau delibera sobre projetos de reforma em bens tombados
24/07/2015

Os membros do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), sob a direção do seu presidente, Dr. Marcos Bilharinho, se reuniram na última terça-feira, dia 21, para deliberação de projetos de reforma em bens tombados, entre outras tomadas de decisões pertinentes ao conselho.

Nesta reunião foi aprovado o projeto de reforma e manutenção do pavimento térreo do palacete José Caetano Borges, antiga sede da Fundação Cultural, e também a reforma da residência que pertenceu à família da presidente Dilma Roussef, que tem o objetivo de ser transformada em uma casa de arte e cultura futuramente.

Representantes do Hospital São Domingos estiveram na reunião para apresentação de projeto de reforma interna e externa da unidade de saúde, que visa principalmente a troca das antigas janelas de ferro por peças em alumínio, com maior durabilidade e mais facilidade de higienização.

Durante a reunião ordinária os membros do Conphau comemoraram o aumento da pontuação de Uberaba no ICMS Cultural de 2015, que passou de 7,2 no ano passado para 12,66 este ano, praticamente o dobro. O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba e membro efetivo do conselho, Manoel Rodrigues Neto, destacou a importância das decisões do conselho para Uberaba e ressaltou a satisfação do aumento na pontuação, que é calculada com base nas ações desenvolvidas e investimentos feitos na restauração e preservação de bens tombados ou registrados. “Temos trabalhado com muita seriedade nas tomadas de decisões sobre os bens históricos da nossa cidade e ficamos muito satisfeitos de ver que o resultado do nosso esforço fez com que a pontuação desse ano aumentasse consideravelmente. Vamos continuar nos empenhando para aumentar ainda mais”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU