Movimento “Compre do Pequeno Negócio” divulga importância da micro e pequena empresa
05/10/2015

Em Uberaba, a ação foi desenvolvida na manhã de sábado, no Calçadão da Artur Machado

 

Os pequenos negócios podem ser divididos em quatro segmentos por faixa de faturamento, com exceção do pequeno produtor rural. Tal segmentação segue os critérios da Lei Complementar 123/2006, também chamada Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Dia 5 de outubro é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Em Uberaba, a data foi comemorada na manhã de ontem, com atividades no Calçadão da Artur Machado, numa iniciativa do Sebrae, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), denominada movimento “Compre do Pequeno Negócio”.

“O objetivo é fazer com que as pessoas comprem e incentivem mais os comércios locais, que geram emprego e renda no nosso município. Em Uberaba, por exemplo, mais de 95% das empresas atuam com pequenos negócios”, destacou o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto.

“O pequeno negócio é empresa familiar, com poucos funcionários e, geralmente, proporciona o primeiro emprego. O pequeno, um dia, poderá ser um grande empreendedor. É aquele que luta com unhas e dentes para fazer o Brasil crescer e somos pouco reconhecidos, existindo poucas políticas públicas voltados para o setor”, comentou o presidente da CDL, Miguel Faria.

“O Pequeno Negócio é o grande responsável pela maioria dos empregos e renda gerados em Uberaba. É o setor que faz o coração bater forte na economia local. Com ou sem crise, o setor avança e não pode parar”, expôs a gestora de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Anne Roy Nóbrega.

“O movimento ‘Compre do Pequeno Negócio’ é para valorizar o comércio local, o comércio dos bairros. Vemos que os bairros estão crescendo muito e têm seus próprios corredores comerciais. Também estamos mobilizando os lojistas para aderirem ao movimento, através do site www. compredopequeno.com.br. As pessoas devem se preparar antes de abrir um negócio. Fazer cursos na área de gestão de finanças e de pessoas, entre outros, para que estejam preparados para possíveis crises”, destacou a analista técnica do Sebrae, Andrea Marques.

 

Realidade do pequeno negócio - Resumidamente, os pequenos negócios são divididos da seguinte maneira: Microempreendedor Individual - Faturamento anual até R$ 60 mil; Microempresa - Faturamento anual até R$ 360 mil; Empresa de Pequeno Porte - Faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões; Pequeno Produtor Rural - Propriedade com até 4 módulos fiscais ou faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. O segmento é responsável por 52% dos empregos formais e somam mais de 10 milhões de estabelecimentos, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte – além de 4,2 milhões de produtores rurais. E, hoje, 37% das pessoas compram de micro e pequenas empresas.

 

Motivos

Comprar. Cinco motivos para comprar do pequeno negócio: 1. É perto da sua casa; 2. Ele é responsável por 52% dos empregos formais; 3. O dinheiro fica no seu bairro; 4. O pequeno negócio desenvolve a comunidade; e 5. Comprar do pequeno negócio é um ato transformador.


Fonte: Jornal de Uberaba
POSTADO POR:
Comunicação Aciu
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