Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico lança Auxílio-Educação e ACIU retoma debate sobre implantação de cartão material escolar na cidade
11/11/2015

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, juntamente com o Sebrae-MG e a Associação Mineira de Municípios lançam no próximo dia 18 de novembro o Auxílio-Educação, um produto formatado a partir do Fopemimpe – Fórum Permanente Mineiro das Micro e Pequenas Empresas. O evento acontecerá na capital mineira e o objetivo do Fopemimpe e dos parceiros é apresentar mecanismos legais para que a compra dos materiais escolares possa ser feita pelos pais dos alunos da rede de ensino, incentivando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do estado.

“Nós, da ACIU e do Núcleo de Papelarias da Programa Empreender tentamos iniciar um diálogo nesse sentido com o governo municipal para que o cartão material escolar fosse implantado em Uberaba, assim como já acontece em outras cidades do país, mas para o próximo ano nós já sabemos que a medida não será adotada, pois a prefeitura já deu início ao processo licitatório para a compra dos kits escolares de 2016. De toda forma nós ainda buscamos avançar neste sentido, pois vislumbramos todas as vantagens que essa medida trará para os alunos e para o comércio local, que será amplamente beneficiado, com geração de mais empregos e renda para todos”, destaca Manoel Rodrigues Neto, contador e presidente da ACIU.

Na proposta de implantação do auxílio-educação o Fopemimpe desenvolveu uma cartilha a fim de auxiliar os gestores municipais mineiros a implementar o cartão ou alternativas semelhantes para que o próprio aluno adquira seu material escolar. “São tantas as vantagens que o cartão possibilitará, além do incremento no comércio local, a geração de empregos, o aumento na arrecadação e a própria autoestima do estudante ao comprar o material de seu agrado”, explica Manoel.

O presidente recebeu o convite para participar do lançamento do Auxílio-Educação e estará presente para conhecer as alternativas que possibilitem aos municípios a adoção do cartão. “Sabemos que a questão jurídica não é empecilho, o assunto será levado para os candidatos a prefeito na próxima eleição, buscando seus comprometimentos com a proposta, para possibilitar sua adoção em Uberaba, visando fortalecer o comércio local e gerar renda e novos empregos”, conclui Manoel.

Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU