Programa Empreender da ACIU promove troca de experiências entre nucleados
13/11/2015

O Núcleo Profissionais de RH, do Programa Empreender da ACIU, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 12, mais uma iniciativa de interação entre seus nucleados. A convite da consultora Patrícia Cicci, as nucleadas Fabiana Contarim e Glauce Dutra Contarim, juntamente com a coordenadora de RH, Bethania Rodrigues Contarim apresentaram para os demais participantes do núcleo os desafios do processo de implantação de um departamento de RH em uma empresa familiar. “A Casa dos Filtros é uma empresa familiar, administrada por 5 irmãos. Nós estamos no mercado há mais de 20 anos e hoje contamos com 110 colaboradores. Foi e ainda é um desafio muito grande para nós implantar ações de gestão de pessoas na nossa empresa. Mas com garra e perseverança temos conseguido excelentes resultados”, destacou a gerente administrativa, Fabiana Contarim.

Para a analista de RH, Glauce Dutra Contarim, o Núcleo de RH do Empreender tem proporcionado uma troca de experiências muito rica. “Aqui nos conseguimos visualizar a realidade de outras empresas e trazer isso pro nosso dia a dia. A troca de experiências é uma das principais fontes de inspiração e obtenção de conhecimento, que nos possibilita agregar mais valor nas nossas ações de rotina e transformar isso em ganhos para a empresa e satisfação dos nossos colaboradores”, disse.

O Programa Empreender é promovido pela ACIU e realiza encontros entre empresários de um mesmo segmento ou profissionais da mesma área, através da formação dos Núcleos Setoriais, a fim de auxiliá-los na identificação de suas dificuldades e na busca de soluções conjuntas, por meio da troca de informações e experiências, alimentando uma concorrência saudável e uma participação competitiva no mercado.

Segundo a consultora do Programa Empreender e mediadora do Núcleo de RH, Patrícia Cicci, o valor adicionado aos negócios e o enriquecimento profissional e empresarial que o núcleo proporciona aos participantes é muito importante. “O encontro com boas ideias, cases de sucesso e conhecimento podem ajudar a mover projetos e carreiras para frente, sejam eles colaboradores, profissionais, fornecedores, empreendedores ou executivos, enfim. As reuniões do núcleo são para isso, para solidificar as ações dos nucleados envolvidos para que eles possam gerar cada vez mais negócios e networking, por meio de uma troca intensa de valores entre todos os envolvidos”, explanou Patrícia.

Em sua apresentação sobre os desafios encontrados durante a implantação do departamento de RH da empresa, a coordenadora de recursos humanos Bethânia Rodrigues Contarim relatou como a união dos dirigentes da empresa, que também são irmãos, foi primordial nesse processo. “O sucesso da empresa não veio por acaso. A união de todos e a vontade em fazer dar certo e em transformar a casa dos Filtros em uma grande empresa, consolidada e que se preocupa com seus colaboradores foi o nosso ponto chave. Hoje nós sabemos que ainda temos desafios a enfrentar, mas estamos preparados”, destacou.

Os nucleados presentes participaram ativamente da apresentação das participantes e pontuaram sugestões às nucleadas sobre ações que desenvolvem nas empresas onde atuam. Para o contador e presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, essas ações que o Empreender proporciona são o futuro das empresas. “O empresário que entende que ele não está sozinho e que o concorrente dele não é inimigo e sim um companheiro de negócios, traz uma nova visão para o empresariado. A filosofia do Empreender e o trabalho que desenvolvemos na ACIU é neste sentido, de juntar esses empresários do mesmo setor e mostrar que juntos ele podem mais e tem muito mais força. O desenvolvimento das empresas e a competição saudável são a marca do associativismo”, afirma Manoel.

Para saber mais sobre o Núcleo de Profissionais de RH, do Programa Emprender da ACIU, entre em contato pelo e-mail empreender@aciu.com.br ou pelo telefone: 3331-5546.

Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU