ACIU é parceira do primeiro Startup Weekend de Uberaba
26/11/2015

Nos dias 04,05 e 06 de dezembro a cidade recebe o primeiro Startup Weekend a ser realizado em Uberaba. A ACIU é parceira da iniciativa, que é conhecida por ser o maior evento de startups no mundo. Ele consiste em um final de semana intensivo de atividades que reúne jovens estudantes e empreendedores de várias áreas como design, desenvolvimento, comunicação, marketing, tecnologia, gestão e áreas afins, para criarem protótipos de empresas ou projetos, durante 54 horas. O evento será no campus aeroporto da Universidade de Uberaba – Uniube.

Organizado pela Zebu Valley, comunidade que trabalha ativamente incentivando inovação e desenvolvimento empreendedor em Uberaba, o encontro contará com a parceria de diversas instituições da cidade, como ACIU, Sebrae, Uniube, Prefeitura de Uberaba, Parque Tecnológico, Finep, Unitecne, Nelltech, ABCZ, FAZU, Jornal da Manhã, Mundial Comunicação Visual, NDM, Jovem Pan, Senai, Utec, IBM, Panificadora Bonsalito e Publi Editora e Gráfica.

O Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência única onde empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. É um momento de compartilhar ideias, formar equipes e transformá-las em negócio.  Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. É uma experiência única, que abre a mente de todos os participantes, mostrando que é possível, em pouco tempo, tirar ideias do papel e transformá-las em realidade”, diz Anna Paula Batista, coordenadora do Programa Empreender da ACIU e consultora responsável pelo  Núcleo de TI - UTEC.

Durante o evento são formadas equipes em torno das melhores ideias - determinadas por votação. São 54 horas para criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O encontro contará com a participação de mentores, jurados, investidores e muito mais.

É o momento para aquele empreendedor que tem uma ideia bacana, mas não sabe como tirá-la do papel. É uma oportunidade que proporciona aprendizagem e vivência prática. O evento é conhecido internacionalmente como divisor de águas para os participantes. A ACIU é parceira e apoia a iniciativa, que tem como objetivo principal reunir diversos empreendedores digitais e auxiliar novos empreendedores a iniciarem seus negócios”, destaca Manoel Rodrigues Neto, contador e presidente da ACIU.

Os interessados em participar podem acessar a programação completa do evento e as informações sobre como se inscrever pelo site http://uberaba.up.co/events/7245 ou pelo facebook: https://www.facebook.com/SWUberaba .

As startups

São empresas em fase de concepção, que ainda estão validando seus modelos de negócio.Geralmente de base tecnológica e altamente escaláveis e replicáveis, o que faz com que seu produto ou serviço possa ser comercializado no mundo todo. É uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU