Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem é inaugurada na ACIU
08/12/2015

Foi inaugurada oficialmente ontem, pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial da ACIU. A intenção da entidade é reduzir o número de processos que tramitam no Judiciário, usando como alternativa a solução de conflitos. De acordo com a ACIU, audiências extraprocessuais já são oferecidas pela Associação através PACE – Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual.

Manoel Rodrigues Neto, presidente da ACIU, disse que essa nova realidade vem antecipando e atendendo às determinações do Novo Código de Processo Civil. “No dia a dia das organizações, a administração de conflitos e litígios é uma das atividades que mais causam desgaste e custos, principalmente quando o processo é encaminhado à justiça estatal. A ACIU está contribuindo para a solução da crise do poder judiciário, dando vazão ao excesso de demandas da sociedade, sem que seja necessária a busca da via judicial”, disse o presidente da ACIU.

Patrícia Baldiotti, coordenadora do PACE e também pela Câmara da ACIU, falou sobre os métodos extrajudiciais e a celeridade na solução dos conflitos. “É uma alternativa eficaz, econômica e rápida para resolver essas demandas. Na maioria dos casos há consenso entre as partes e a relação comercial não é prejudicada”, explica.

A Câmara é uma parceria entre a ACIU e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e, segundo a assessoria de comunicação da entidade, foram capacitados 25 árbitros que serão responsáveis pelas audiências.

Fonte: Jornal de Uberaba