Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da ACIU oferece alternativa segura e com rapidez para solução de conflitos
04/01/2016

Desde dezembro de 2015 a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial da ACIU está em funcionamento. A função da Câmara é agilizar a solução de alguns conflitos para diminuir as pendências da Justiça. Atualmente a ACIU já trabalha neste sentido, com a atuação do PACE – Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual e agora oferece mais esse serviço a fim de promover cidadania e justiça e diminuir a alta carga de processos que deságua diariamente nos órgãos judiciais de Uberaba.

No dia a dia das organizações, a administração de conflitos e litígios é uma das atividades que mais causam desgaste e custos, principalmente quando o processo é encaminhado à justiça estatal.A ACIU está contribuindo para a solução da crise do poder judiciário, dando vazão ao excesso de demandas da sociedade, sem que seja necessária a busca da via judicial”, destaca Manoel Rodrigues Neto, contador e presidente da ACIU. Apostando nos métodos extrajudiciais e antecipando o Novo Código de Processo Civil, a ACIU fez parceria com a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e treinou árbitros especializados para atuarem na CBMAE ACIU.

Segundo a coordenadora do PACE e que também está à frente da Câmara da ACIU, Patrícia Baldiotti, os métodos extrajudiciais de solução de controvérsias, como a conciliação, a mediação e a arbitragem vêm sendo cada vez mais utilizadas nas sociedades modernas. “É uma alternativa eficaz, econômica e rápida para resolver essas demandas. Na maioria dos casos há consenso entre as partes e a relação comercial não é prejudicada”, explica.

A CBMAE da ACIU atuana solução de conflitos e litígios que tratam de bens patrimoniais disponíveis. 25 profissionais foram treinados para trabalharem nas ações de mediação, conciliação e arbitragem. “É uma forma de criar uma cultura para solução de conflitos de forma extrajudicial, buscando diminuir a quantidade de processos que correm na Justiça. Quando as pessoas tomarem conhecimento da rapidez que essas medidas resolvem os problemas que elas estão enfrentando e com um custo muito mais baixo que um processo normal, com certeza elas irão preferir as Câmaras do que a morosidade da justiça. Isso é o futuro. Outros países e até outros estados brasileiros já atuam desta forma há algum tempo e agora Uberaba poderá contar com a ACIU para mais esse serviço”, concluiu Manoel.

Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU