Empresa do Núcleo de Tecnologia da ACIU é selecionada para processo de aceleração
A Trackage, empresa nucleada do Programa Empreender da ACIU, por meio do Núcleo de TI - UETC, foi uma das cinco startups selecionadas para participar do primeiro ciclo de aceleração de 2016, da Oxigênio Aceleradora, parte responsável pelo aceleramento de empresas da Porto Seguro - empresa líder no mercado de seguros no Brasil. As cinco selecionadas foram escolhidas entre mais de 1.000 startups que se inscreveram no processo seletivo.
Desde a última semana as selecionadas iniciaram o processo de aceleração, na sede da empresa Oxigênio, localizada no bairro Campos Elíseos, na cidade de São Paulo. A cada seis meses novas empresas são selecionadas para participar do programa de aceleração. A Trackage é uma empresa que oferece um sistema que permite a quem faz viagens aéreas, monitorar em tempo real qualquer tentativa de violação ou perda de suas bagagens, em qualquer lugar do mundo – evitando prejuízos com roubos ou extravios.
Victor Hugo Espírito Santo Moreira, é CEO da Trackage e também diretor de Startups da Utec – Núcleo de TI do Empreender da ACIU. Durante o Startup Weekend Uberaba, realizado no mês de dezembro, Victor foi homenageado pelo time de organizadores do evento, considerado como “O Fermento da Comunidade”. “Esta homenagem foi mais que merecida, devido ao trabalho que ele vem desenvolvendo junto com o Núcleo de TI – Utec, na disseminação de técnicas empreendedoras, motivando e ajudando as pessoas a construírem seus sonhos. A vinda do Victor para Uberaba foi um presente para nossa cidade e ao longo de 2016 vamos desenvolver muitas ações dentro do Núcleo, a fim de unimos forças e trabalharmos cada vez mais pelo empresariado e na busca de uma cidade melhor e com mais oportunidades, destacou Anna Paula Batista, consultora do Programa Empreender da Aciu.
Para Manoel Rodrigues Neto, contador e presidente da ACIU, a seleção de uma empresa integrante do Núcleo de TI para participar do processo de aceleração é uma demonstração do potencial dos empreendedores uberabenses. “Essa é a prova de que com ideias inovadoras e bem executadas, abre-se espaço no mercado. O Núcleo de TI da ACIU vem desenvolvendo diversas ações com o empresariado de tecnologia e nosso objetivo é difundir cada vez mais essa cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo em Uberaba”, disse.
Durante o aceleramento as startups selecionadas terão a oportunidade de fazer negócios com empresas do grupo Porto Seguro, receber mentoria com grandes nomes do mercado, utilizar serviços e ferramentas e fazer muitas conexões para crescerem mais rápido.
Aceleradoras
As aceleradoras de startups surgiram no contexto de ajudar empresas com base digital e escalável a crescer de maneira mais rápida, e alcançar seu break even – quando elas conseguem pagar suas próprias contas – no menor tempo possível. Geralmente, uma startup que demora muito para chegar à esse estágio vai também demorar para faturar de fato. As aceleradoras surgiram para ajudar os empreendedores a construírem e consolidarem suas startups, para que elas consigam, além de se manterem no mercado, também lucrarem expressivamente.