Comércio de rua terá horário de funcionamento especial no sábado (07), véspera do Dia das Mães. Conforme estabelecido em convenção coletiva de trabalho, os comerciantes podem abrir as portas das 09h até às 18h. De acordo com o presidente do Sindicomércio, Marcelo Carneiro Árabe, a flexibilidade do horário vai ajudar o consumidor a realizar as compras no melhor momento para ele.
“É uma possibilidade de ele conseguir pesquisar e adquirir um produto de qualidade para presentear a mãe. Os empresários estão mais otimistas essa semana apostando em promoções e com um mix de produtos para atrair mais clientes. Além disso, os trabalhadores também estão confiantes de que será uma boa oportunidade de vender”, afirma.
O otimismo também é observado no presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira. Segundo ele, a data coincide com o quinto dia útil, o que proporciona um incentivo a mais para os empresários acreditarem que o movimento será intenso. “A expectativa é de que o comércio seja movimentado de quinta-feira (04) até o sábado (07), especialmente nas lojas que trabalham com confecção, acessórios, bolsas, calçados, bijuterias, joias e flores”, destaca.
O presidente da CDL estima que os filhos, maridos e genros presenteiem as mães mesmo com a crise. No entanto, o tíquete médio dos presentes segue a mesma estimativa do ano passado. “Em termos de volume de comercialização esperamos que fique igual ao resultado alcançado em 2015, mas o preço dos presentes deve girar em torno de R$100 e R$120”, conclui.