A Associação Comercial ,Industrial e de Serviços de Uberaba – ACIU recebeu durante a primeira reunião da diretoria plena da entidade, do mês de junho, o prefeito Paulo Piau e seus secretários, José Renato Gomes e Wellington Gaia, das pastas de Desenvolvimento Econômico e Finanças, respectivamente.
Durante a visita Piau destacou ações de seu governo, elencando melhorias para a cidade, nas áreas da educação, saúde, habitação, mobilidade urbana, capacitação e valorização dos servidores municipais, turismo, segurança pública e outras. "Ficamos muito satisfeitos de receber o prefeito e sua equipe, pois sempre mantivemos um relacionamento próximo com o governo municipal e com o prefeito Paulo Piau não tem sido diferente. Sempre que necessitamos de auxílio do executivo as portas estão abertas e procuramos achar os melhores caminhos para nossa classe, em diversos debates", destacou Peixoto.
"A prefeitura está à disposição do empresariado e da ACIU, casa do empresário em Uberaba. Nossa cidade tem ótimas perspectivas de oportunidades para empresários de diversas áreas e na geração de emprego e renda, proporcionando crescimento e desenvolvimento para nossa economia. Temos uma vocação nas áreas de logística e exportação, por exemplo, pela nossa localização privilegiada e infraestrutura. Somos contatados com frequência por empresários desses e de outros setores, e damos todo o suporte necessário para que empresas de diferentes portes se instalem em nossa cidade", disse Piau.
O titular da pasta de desenvolvimento econômico e turismo, José Renato Gomes destacou o trabalho que a secretaria vem desenvolvendo em prol do empresariado em geral, tanto os já existentes, como os futuros. "Nós pegamos na mão do empresário, procuramos resolver todo e qualquer problema que eles venham a enfrentar, dando todo o respaldo necessário. Conquistamos empresas de diversos setores. Em algumas situações nós conseguimos, inclusive, trazer empresas para nossa cidade, que já estavam em negociação com cidades vizinhas. Procuramos realizar um trabalho muito próximo e atencioso com os empresários, valorizando e dando mais crescimento à nossa economia. São conquistas duras, mas temos trabalhado para isso", explanou.
José Renato também destacou o trabalho que vem sendo feito para micro e pequenos empresários. "Temos muito orgulho do que temos feito nesta área, pois buscamos valorizar o empresariado, independente do seu tamanho. Nesse sentido, nós abrimos a sala do Empreendedor. Lá nós temos dado todas as orientações para a abertura de uma nova empresa, desburocratizando os passos para isso e tirando todas as dúvidas do novo empresário. E de outro lado nós também oferecemos capacitação, por meio de cursos gratuitos, onde o empresariado pode tirar dúvidas e se qualificar para enfrentar os desafios do mercado, na área de vendas, contábil, financeira, entre outras", salientou.
A diretoria plena da entidade fez alguns questionamentos ao prefeito e sua equipe, principalmente com relação à melhorias para o comércio do centro da cidade. Segundo Paulo Piau, há tempos o centro da cidade necessita de uma revitalização e a prefeitura tem tentado mudar a cara desta área, principalmente do calçadão. "É uma tendência nos grandes municípios, a degradação do centro da cidade. E para que essa degradação efetiva não aconteça, foi iniciado um trabalho para buscar atrativos pro centro da cidade, pois os uberabenses gostam dessa área. Mas nesse processo nós encontramos resistência, que é o caso do calçadão. A ideia proposta é a prefeitura fazer a parte do subsolo e do piso, e cada lojista fazer a sua fachada. Mas nós ainda não conseguimos adesão e por isso o projeto ainda não foi pra frente”, disse.
Piau destacou ainda a importância que o centro tem para a cidade e para o comércio em geral. “Vamos dar andamento na nossa parte, de melhorar o escoamento da água e de reformar o piso. Mas os lojistas precisam ter a vontade de melhorar seus comércios e promover as melhorias necessárias, dando mais beleza e funcionalidade para o calçadão, o tonando mais atrativo, como um shopping a céu aberto", explicou.
Durante o encontro o prefeito destacou também as melhorias previstas para o projeto BRT, tanto para as vias onde o projeto já foi implantado, quanto para as áreas que o receberão em breve.