Um novo serviço da ACIU está à disposição de empresários e consumidores, a partir desta quarta-feira, dia 06. Chamado de “Acerta Contas”, o novo programa da Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba tem como objetivo recuperar créditos para o empresariado uberabense e devolver poder de compra para consumidores, até então endividados. O lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 06, no miniauditório da ACIU.
“Estamos vivendo um período muito difícil na economia. Grande parte dos empresários está receosa em adquirir empréstimos e fazer financiamentos, devido à instabilidade e insegurança do mercado. Nosso foco com os empresários é dar a oportunidade para que eles recuperem valores que consideravam como perdidos e possam dar uma respirada. E do lado dos consumidores, oferecer uma forma facilitada e com desconto para que eles possam quitar suas dívidas. Todo mundo vai sair ganhando, explica Lélio Ciabotti, consultor de serviços da ACIU.
A negociação dos débitos será feita por meio de um acordo conciliatório, realizado pelo PACE – Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual da ACIU e homologado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “O Pace já realiza conciliações de pendências financeiras em geral. Com o Acerta Contas nós estaremos oferecendo mais uma alternativa de desburocratizar e agilizar acordos financeiros. Quem deve quer pagar e quem tem algum valor para receber está disposto a negociar. Vamos unir o útil ao agradável”, diz José Peixoto, presidente da ACIU.
Para a coordenadora do Pace, Patrícia Baldiotti, a conciliação é o futuro do direito. “Os processos judiciais demandam burocracia, tempo e dinheiro. De uns anos para cá percebeu-se que a morosidade da justiça e os autos custos processuais travam negociações que poderiam ser solucionadas de forma mais simples e direta. Estamos vivendo sob a cultura do litígio, onde todo conflito deve ser resolvido no Judiciário, quando essa solução deveria ser a última alternativa. O “Acerta Contas” vislumbra isso, menos burocracia, mais conciliação e solução de problemas. É dinheiro no bolso do empresário e vida financeira nova para o consumidor”, pontua.
O TJMG é parceiro da iniciativa e a juíza da 3ª Vara Cível de Uberaba, Régia Ferreira de Lima, participou do lançamento do serviço e falou aos presentes sobre a importância da conciliação e de ações desta natureza. "A conciliação é uma forma moderna e atual de solucionar conflitos, além de ser uma ajuda ao judiciário, que está abarrotado de processos. O Pace já mostrou ser um sucesso e trouxe muitos benefícios para a cidade. Agora, com o Acerta Contas, tenho certeza que será sucesso também", disse.
Para a presidente da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba), Morena Prais Sivieri, oferecer oportunidades para que os consumidores quitem suas dívidas é, muitas vezes, uma forma de devolver dignidade para algumas pessoas. "Nós vivemos diariamente a aflição do consumidor inadimplente. Quando uma pessoa deve, isso não afeta apenas o campo financeiro, acaba afetando o pessoal também. A iniciativa é muito válida e ficamos muito satisfeitos em representar os consumidores no projeto".
Durante o acordo conciliatório, os consumidores receberão uma cartilha de educação financeira e algumas instruções sobre economia doméstica, a fim de que possam estar mais preparados e não venham a comprometer a vida financeira novamente. Os consumidores em débito poderão parcelar a dívida e o pagamento ser feito mediante desconto em folha, com aval do devedor e do empregador. O “Acerta Contas” tem parceria da ACIU com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba), Sebrae, Sicoob, CBMAE, CACB e Federaminas.