A partir desta quarta-feira, dia 20, três quarteirões da Avenida Abílio Borges de Araújo estarão interditados para execução de obras de construção do corredor de transporte coletivo BRT/Vetor Sudeste. O trecho entre a Avenida Orlando Rodrigues da Cunha com a Rua São Luiz Gonzaga foi fechado para que a empresa Portal, que está responsável por esta etapa da obra, possa executar o serviço de retirada do asfalto e construção de novo piso.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Robson Menezes Caetano, será feita a retirada no asfalto da pista, onde os ônibus irão trafegar de forma a construir uma base mais resistente, com uma melhor compactação do solo e que suportará melhor a frenagem e o peso dos ônibus.
A obra, que teve início em fevereiro deste ano, está 60% executada e de acordo com Robson, tem a previsão de entrega para outubro deste ano. Conforme o engenheiro afirma, o trecho deverá permanecer interditado por cerca de 15 dias, quando então os serviços avançarão para os próximos quarteirões.
No corredor Sudeste serão construídas 9 estações retangulares, sendo 3 na Abílio Borges, 2 na Nelson Freire, 1 na rotatória da Guilherme Ferreira com a Nelson Freire e outras 3 na Guilherme Ferreira. O terminal de ônibus Sudeste também está com o andamento da obra em dia, segundo Robson, toda a parte de drenagem e tubulação já estão sendo finalizadas, bem como a instalação da estrutura metálica. Ao fim desta parte a empresa já partirá para a construção do piso do terminal, que será montado de concreto armado, também visando suportar melhor o peso dos coletivos.
O superintendente de Trânsito, Ulisses Lamas chama a atenção dos motoristas que transitarem pelas imediações da obra, uma vez que, com a interdição total dos três quarteirões da Abílio Borges, será preciso fazer uma rota alternativa, contornando o quarteirão interditado.
“Quem vier no sentido centro/bairro, ao chegar no cruzamento da Abílio Borges com a Orlando Rodrigues da Cunha, precisará entrar na Orlando Rodrigues da Cunha à esquerda e pegar a Rua Caiapó, na primeira à direita, para depois entrar à direita novamente, na São Luís Gonzaga, retornando assim para a Abílio Borges. O motorista que estiver no sentido bairro/centro, estando na Abílio Borges, pode pegar à esquerda na São Luís Gonzaga, depois a primeira à direita na Brasilino Sivieri, seguindo até a Orlando Rodrigues da Cunha, onde terá de pegar à esquerda para retornar para a Abílio Borges e continuar sua rota”, explica Lamas.
A superintendência de trânsito lembra que os motoristas e moradores da região, que estão acostumados a trafegar nessas ruas, devem ficar atentos à nova sinalização que será colocada no local. Com o aumento de fluxo nessas ruas paralelas à Abílio Borges, o estacionamento ficará impedido em um dos lados dessas vias. Ulisses pede atenção e paciência a toda a região e reitera que a obra trará um melhoramento na via, beneficiando toda a região.
Vale ressaltar ainda que as linhas de ônibus: Valim de Melo, Jardim Alvorada/Via Hospital Escola e Gameleira sofrerão desvios em suas rotas, tendo também que contornar o quarteirão que estará interditado. A superintendência de trânsito sinalizará com placas todos os novos locais que serão pontos de ônibus.
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU – 19.07.2016