Núcleo BEMI alerta para golpes com falsas doações
31/08/2016

Consultora do Empreender adquiriu postal que estaria sendo vendido na intenção de arrecadar fundos para o Lar Acolhida Asilo São Vicente de Paulo

 

A ACIU sediou na manhã desta quarta-feira, dia 31, a reunião quinzenal do Núcleo de Bem Estar na Melhor Idade – BEMI, do Programa Empreender/ACIU. Durante o encontro a consultora Patrícia Cicci apresentou aos nucleados um postal que havia adquirido há alguns dias, de voluntários que diziam arrecadar fundos para ajudar o asilo Lar Acolhida São Vicente de Paulo. O fato trouxe à tona o debate de uma prática que vem sendo utilizada há muito tempo e que recentemente teria aumentado, conforme avalia as instituições nucleadas ao BEMI.

 

“Nós recebemos visitas de muitos grupos de voluntariados, que brincam com os idosos, proporcionam atividades de lazer e etc, mas nós não enviamos representantes para fazer arrecadação com esse tipo de abordagem e nem com venda de postais ou outros produtos. Não autorizamos nenhuma instituição a utilizar nosso nome para essas práticas”, destacou Paulo Roberto Queiroz, diretor do Lar Acolhida Asilo São Vicente de Paulo.

 

Para a consultora Patrícia, esse tipo de atividade prejudica o trabalho sério das instituições, que realmente precisam de apoio, além de intimidar as pessoas que querem ajudar de verdade. “Nós realizamos um trabalho sério, formatamos um grupo de trabalho dentro do Empreender na ACIU, que desencadeou na construção do BEMI, a fim de desenvolver ações que proporcionem mais qualidade de vida aos idosos institucionalizados da cidade. Entretanto, esse tipo de prática abusiva tem um impacto negativo pra nós, pois a maioria das instituições do BEMI vivem em parte de doações. Esse tipo de ação irregular pode inibir as empresas e pessoas que realmente querem ajudar, por medo de estarem caindo em golpes. Nossa preocupação é que todo o trabalho que já desenvolvemos possa começar a não ter retorno e isso é muito grave”, ressaltou.

 

Ainda segundo Cicci, é muito importante que os interessados em doar procurem saber se aquela iniciativa está realmente sendo realizada por alguma instituição para idosos. “Todas as entidades ligadas ao Núcleo realizam eventos e outras ações para arrecadar fundos. Caso as pessoas e empresas desconfiem da iniciativa de arrecadação, basta ligar nas instituições, ou entrar em contato com o núcleo na ACIU e se informar. Estamos formatando para colocar em prática, em breve, um selo de identificação. As instituições nucleadas do BEMI terão um selo que permitirá aos doadores e parceiros, identificarem que aquela instituição realiza um trabalho sério e está envolvida em alguma ação para arrecadar fundos. Desta forma, seremos melhor percebidos e poderemos buscar mais parcerias e doadores para as instituições ligadas ao Núcleo”, explicou a consultora.

 

Sete instituições de longa permanência para idosos fazem parte do BEMI, que é composto por entidades particulares e filantrópicas. Entre elas, os asilos Santo Antônio, Lar Acolhida Asilo São Vicente de Paulo, Lar Lição de Vida, Lar André Luiz, Lar da Esperança, Anjos do Bem e Recanto Hotel Geriátrico.


Fonte: Assessoria de Imprensa - ACIU
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.