A segunda reunião ordinária do mês de setembro, realizada pela diretoria plena da ACIU, na noite da última segunda-feira (19), foi pautada na visita do candidato a prefeito, Wagner Júnior. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba já havia recebido anteriormente, os candidatos Paulo Piau e Lerin, e a candidata Angela Mairink , postulantes ao cargo máximo do executivo municipal.
"Somos uma instituição apartidária, mas temos participação e representatividade nas decisões importantes do município, principalmente as de interesse do empresariado. Desta forma, temos recebido todos os candidatos à prefeitura de Uberaba, pois temos reivindicações a fazer e queremos ouvir as propostas de todos. Nossa casa está aberta a todos os candidatos e sabemos a importância da nossa contribuição para o desenvolvimento econômico da cidade", destacou.
Wagner pontuou ações de seu plano de governo, principalmente nas áreas de saúde, educação e segurança pública, tema bastante debatido ultimamente. "Conheço a nossa cidade e tenho ouvido muito da população e dos empresários, da sensação de insegurança de todos. Apesar da segurança pública ser função do estado, o município pode fazer mais por essa área. E neste sentido, pretendo ampliar o monitoramento por câmeras, de pontos estratégicos da cidade, auxiliando o trabalho das policias e inibindo a ação de marginais", disse.
O candidato também destacou um ponto importante deste tema, que vai de encontro com a educação. "Em minha avaliação percebi a necessidade de ampliarmos o Proeti, fazendo com que as crianças passem mais tempo nas escolas, desenvolvendo atividades diversas, seja no esporte ou na música, para que elas não tenham tempo ocioso e venham se envolver com a criminalidade. Há uma glamourização do crime. As crianças que não estão na escola, estão mais propícias a se envolver com a criminalidade. Precisamos combater a violência, mas também precisamos investir na educação, oferecendo mais oportunidades e acompanhamento", disse.
Na fase de perguntas por parte da diretoria da entidade, um dos assuntos mais abordados ao candidato foi a questão da crise que atingiu a maioria dos municípios mineiros. Para os diretores da ACIU, o próximo prefeito terá que buscar alternativas para comandar a cidade. Neste sentido, Wagner destacou que seu objetivo é implantar um modelo de gestão diferente na prefeitura e enxugar ao máximo o corpo de funcionários. "Uberlândia tem o dobro de moradores e a prefeitura de lá tem cerca de apenas 20% a mais de servidores do que aqui. Ou seja, é possível se administrar bem a cidade, enxugando a máquina administrativa, dando mais efetividade nos serviços e utilizando as receitas em outras áreas", pontuou.
Também estiveram presentes na assembleia, alguns representantes da associação de comerciantes da área central, composta por lojistas e comerciantes do centro de Uberaba. Para o presidente da ACIU, José Peixoto, essa união de lojistas e comerciantes é muito importante e todos são muito bem-vindos na ACIU. "É louvável a atitude deles e vejo com bons olhos a iniciativa, pois quanto mais propagarmos o associativismo e a união de classes, mais progresso e desenvolvimento traremos para nossa cidade".
O presidente convidou os membros da Associação a participarem do Empreender/ACIU. "Nós temos o Programa Empreender, aqui dentro da ACIU, que visa auxiliar empresários e profissionais das mais diversas áreas. Neste serviço, os participantes se reúnem periodicamente, buscando soluções estratégicas em conjunto, gerando demandas de treinamentos, palestras e capacitações, promovendo eventos e ações, dando maior visibilidade para suas empresas e gerando mais negócios", salientou.
Segundo Fábio Lopes, presidente da associação de comerciantes, o objetivo do grupo é fortalecer o comércio do centro da cidade, firmando parcerias e buscando apoio do poder executivo e das entidades classistas da cidade.