ACIU manifesta repúdio a projeto de lei que visa aumentar ICMS sobre etanol
07/10/2016

Com a possibilidade de aumento do etanol, a partir de janeiro do próximo ano, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – ACIU enviou ofício aos deputados estaduais com base em Uberaba, nesta sexta-feira (07), solicitando aos parlamentares que votem contra a medida. Por meio do projeto de lei 3810, o governo estadual pretende subir de 14% para 20%, no caso do etanol, e de 29% para 30%, no caso da gasolina, para a alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

" Entendemos que essa atitude pesará mais uma vez sobre o setor produtivo. Aumentar a carga tributária, em meio a esse momento de tentativa de recuperação das indústrias e do comércio, é mais uma vez penalizar o empresariado que, a duras penas, tenta se reerguer de uma crise que parece não ter fim. O governo, mais uma vez despeja uma carga de impostos em cima do empresário e da sociedade em geral”, ressalta José Peixoto, presidente da ACIU.

 

No ofício enviado aos deputados Antônio Gonçalves Lerin e Tony Carlos, a ACIU repudia tal atitude do governo petista e solicita aos deputados que se solidarizem com a classe empresarial e com os uberabenses em geral, votando contra esse aumento. "Está faltando bom senso do governo do estado, que ao invés de buscar alternativas para alavancar a economia como um todo, prefere repassar mais uma vez aos mineiros, a conta que não conseguem fechar", destaca.

 

Outra proposta enviada pelo governo estadual à Assembleia Legislativa de Minas Gerais esta semana, prevê aumento de 3% para 4% na alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para veículos de carga de pequeno porte. "Outra medida que poderá pesar para o empresariado, que utiliza, em sua maioria, esse tipo de veículo para transporte de pequenas mercadorias, principalmente os micro e pequenos empresários. O governo precisa encontrar outras alternativas, criando meios de atrair mais investimentos para o estado e consequentemente, aumento da receita, dando mais condições para que o setor empresarial e da indústria consigam continuar de pé, contratando, investindo, competindo e crescendo", conclui.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa - Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.