A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba recebeu na noite da última quarta-feira, dia 21, os vencedores do Concurso Cultural ACIU, para entrega dos prêmios. Foram contempladas três categorias, infanto/juvenil, jovem e adulto, com cartões-presente, na função débito, a serem consumidos no comércio em geral da cidade.
O presidente da ACIU destacou o sucesso da iniciativa."Nós ficamos muito felizes com o resultado do Concurso, pois atingimos nosso objetivo, que era de difundir a prática associativista e trazer a população para conhecer mais sobre essa cultura e sua importância. Tivemos mais de 300 frases inscritas. Foi um sucesso! ".
Os trabalhos foram julgados pela Academia de Letras do Triângulo Mineiro, parceira da iniciativa, que selecionou o vencedor de cada categoria. "A ALTM tem 54 anos de existência e lutamos em prol da linguagem e da produção literária. Ser parceiro do Concurso Cultural ACIU foi muito gratificante e ficamos ainda mais felizes com a qualidade das frases concorrentes. Os conteúdos foram muito ricos", destacou Ilcéa Borba Marquez, presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
A ganhadora da categoria infanto/juvenil, Maria Eduarda Matias, declarou ter achado a iniciativa muito importante e que acredita realmente no associativismo. "As pessoas precisam se unir mais, para serem maiores", disse. Para Brenna Letycia, vencedora da categoria Jovem, quando as pessoas se unem, as coisas ficam mais fáceis. "Eu trabalho no comércio e sei o quanto a união é importante. Quando nos associamos a alguém ou alguma coisa, a gente cresce e o outro também", declarou.
E na categoria adulto, a melhor frase foi a de Ricardo Ferreira Moreno. "Quando eu tomei conhecimento do Concurso e de que a avaliação seria feita pela Academia de Letras, fiquei ainda mais entusiasmado em participar. Vencer foi ótimo, mas só o fato de participar e poder exercer a escrita crítica, foi ainda mais gratificante", ressaltou.
O conselheiro consultivo da ACIU e também membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Gilberto Rezende, destacou sua satisfação com o Concurso e da alegria de ter contribuído, uma vez que é defensor assíduo do associativismo. "Já perdi as contas de quantas associações participei e ainda participo. Tenho satisfação em colaborar para o bem comum", pontuou.
O Concurso Cultural ACIU também contou com o apoio da TV Integração. Para 2017 a ACIU pretende promover mais ações desta natureza.