O câncer de próstata é o foco de mais uma edição da campanha Novembro Azul, organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).
De acordo com dados do Inca, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Em Uberaba, a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, promove ações em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata. Atividades para chamar a atenção da população para prevenir a doença acontecem em todas as Unidades de Saúde do município, durante todo o mês.
As coletas de exame de sangue para o PSA e exame de toque com o urologista serão realizadas aos sábados. Nos dias 11 e 25 de novembro, os exames serão coletados na URS São Cristóvão, enquanto nos dias 02 e 09 de dezembro serão na URS Boa Vista.
Sheron Hellen da Silva, chefe de departamento da Atenção Especializada, explica que as coletas se estenderão até dezembro para atender mais pessoas. “De segunda a sexta, qualquer pessoa pode fazer o agendamento nas unidades básicas de saúde das 07h às 17h. Basta apresentar o RG e o cartão SUS de quem vai fazer os exames”, pontua Sheron.
A recomendação é para que homens a partir de 50 anos realizem os exames. Negros ou com casos de câncer na família devem começar a partir dos 45 anos por apresentarem maior risco de desenvolver a doença.