Pace da Aciu completa oito anos com mais de 78 mil audiências realizadas
04/01/2019

Posto está prestes a atingir a marca de R$50 milhões de reais em valores negociados

Em funcionamento desde fevereiro de 2011, o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual da Aciu - Pace, completará oito anos neste início de 2019, de atendimentos a pessoas físicas e jurídicas. O sucesso do Pace da Associação Comercial de Uberaba vai além de seus números expressivos. A iniciativa já foi agraciada com o Prêmio Conde dos Arcos em quatro oportunidades. Com índice de acordos superior a 95%, o Posto já ultrapassou a marca de R$49 milhões e meio de reais negociados.

Patrícia Baldiotti, coordenadora do Pace da Aciu, explica como funciona o serviço, que é totalmente gratuito. “Com o Posto Avançado é possível resgatar dívidas e encontrar soluções amigáveis para uma série de conflitos. No método da conciliação, as decisões cabem aos envolvidos e o conciliador atua como facilitador desse acordo, antes mesmo do ajuizamento da ação e sem custos processuais. Nós atendemos empresários e também cidadãos comuns”.

A coordenadora destaca ainda que a conciliação é o futuro do direito. Estamos vivendo sob a cultura do litígio, onde todo conflito deve ser resolvido no Judiciário, quando essa solução deveria ser a última alternativa. Precisamos de mais conciliações e cada vez menos litígios. Esse é, sem dúvida nenhuma, um dos caminhos para o futuro da justiça brasileira. Estamos falando de uma mudança de cultura, de mentalidade, que leva tempo, mas a conciliação e a arbitragem têm ganhado espaço e os números nos mostram que é possível”, destaca.

O Pace é realizado conjuntamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Sebrae Nacional e Sebrae/MG, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e Aciu.

Marcela Pires

Assessoria de Imprensa - Aciu