Aciu reúne autoridades militares e civis para tratar de segurança pública
08/04/2019

A primeira reunião da diretoria plena da Aciu do mês de abril, realizada na segunda-feira , dia 1º, recebeu autoridades militares e civis para uma assembleia sobre segurança pública. O presidente da Aciu, José Peixoto, abriu os trabalhos pontuando a constante urgência que este tema se tornou. “Nós já fizemos outras reuniões neste sentido e sempre que preciso vamos trazê-lo para ser discutido novamente. Não é de hoje que o empresariado e a população de um modo geral têm se sentido insegura”, disse Peixoto.

O evento contou com a presença de relevantes autoridades das forças de segurança de Uberaba e região, além de representantes do poder público, como o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o deputado estadual, Heli Andrade “Grilo”, o tenente-coronel e comandante do  67º BPM de Uberaba, Breno de Souza Reis, o chefe do 5º Dep. da Polícia Civil, Francisco Eduardo Gouveia Mota, o comandante da 5ª Região da Polícia Militar (5ª RPM), coronel Lupércio Peres Dalvas, o subcomandante do 4º BPM de Uberaba, major Anderson Claiton Borges, o delegado regional da Polícia Civil, Rodolfo Rosa Domingos, o delegado da polícia federal, chefe da delegacia de Uberaba, Marcelo Leonardo Rodrigues Xavier, além de representantes de entidades classistas, secretários municipais e diretores da Aciu.

O deputado estadual Heli Andrade, ex-policial civil, pontuou a questão do sentimento de insegurança. “Este tema é sempre de muita importância para ser debatido, mas nós temos percebido que Minas tem conseguido reduzir um pouco a criminalidade. A gente sente muito ela quando afeta alguém diretamente próximo ou a nós mesmos. Aí a sensação de insegurança fica mais latente. De todo modo, este é um tema pelo qual eu sempre irei batalhar. Eu saí da polícia, mas ela não saiu de mim. Estou sempre em contato com os delegados daqui e no que depender de mim na assembleia vamos avançar ainda mais nesta questão. Principalmente no que diz respeito à estrutura física e de material humano, que é grande gargalo das forças de segurança hoje”, disse.

As autoridades militares e civis presentes responderam dúvidas dos diretores e convidados presentes. O prefeito Paulo Piau destacou as ações da Guarda Municipal, no que diz respeito à segurança nas escolas e de proteção do patrimônio público. Piau também pontuou que foi realizado um diagnóstico da segurança em Uberaba que apontou, entre outras questões, a falta de contingente nas polícias, tanto civil, militar e federal. Piau, assim como as demais autoridades policiais presentes, foram unânimes em apontar o judiciário como um dos grandes gargalos do tema.

O presidente da Aciu finalizou a reunião destacando o próximo passo após a assembleia. “Pudemos ver aqui hoje o papel que vem sendo desempenhado por todos no combate à violência, mas que é preciso haver uma mudança na legislação brasileira, a fim de que os criminosos sejam punidos com mais severidade. Vamos atrás de nossos representantes, na assembleia, no congresso, em todas as esferas necessárias, para mudarmos essa realidade”, concluiu.

Marcela Pires

Assessoria de Imprensa - Aciu