Aciu alerta empresários para golpe da lista telefônica
17/05/2019

Após ser acionada por empresários associados, que estariam sendo alvo de estelionatários, a Aciu - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba está enviando um comunicado a seus associados a fim de alertá-los para que não caiam no golpe da lista telefônica. A ação consiste em uma abordagem por telefone, na qual são solicitados dados de um colaborador ou responsável. A alegação é de que as listas telefônicas, distribuídas anualmente, não serão mais disponibilizadas e para que a empresa permaneça com seus dados disponíveis aos consumidores, de forma online, é preciso fazer a confirmação de alguns dados.

Maria Paula Mendes Carvalho, empresária de buffet infantil, foi procurada pela suposta empresa responsável pela lista telefônica. “Eles ligam, confirmam alguns dados e depois enviam um contrato para assinatura, onde consta um valor para pagamento, em 12 parcelas, de uma quantia absurda. Eu liguei na empresa responsável pela produção das listas telefônicas na cidade, a Algar Telecom, e fui informada de que a referida empresa não é prestadora de serviços ligada a eles e que ao fazer recadastramento de empresas para disponibilização de contato online, não há cobrança por isso, a não ser que a empresa queira contratar espaços publicitários de divulgação”, ressalta.

A Aciu procurou o grupo Algar, que por meio de seu setor jurídico enviou uma nota esclarecendo a situação e lamentando o fato. “A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, responsável pelo portal Netsabe, alerta contra estelionatários que têm usado o nome da empresa para o pagamento de anúncios, com o objetivo de apropriar-se indevidamente dos valores comercializados. Além disso, o envio de qualquer boleto referente aos anúncios se dá por e-mail, com a extensão @algartelecom. A empresa também emite apenas boletos pelo Banco do Brasil e não substitui e não envia boletos já vencidos, sem juros”, diz a nota.

A empresa orienta também que, ao receber telefonema solicitando dados ou confirmações, o cliente peça orientação ao SAC para certificar-se se é uma fraude ou não. Lembrando que os produtos Lista Sabe e Guia Sei foram descontinuados. A Algar Telecom esclarece ainda que tem tomado todas as providências necessárias para ajudar a polícia a identificar os criminosos. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato pelo 4005-1005 (SAC) para demais localidades, ou no (34) 3218-7666 para Uberlândia.

O presidente da Aciu, José Peixoto, reforça a importância dos empresários ficarem atentos a ações deste tipo. “A argumentação sempre é baseada no discurso de que se a empresa não confirmar seus dados e não pagar o valor será negativada e etc. Vez ou outra empresas são acometidas por ocorrências similares e é preciso estar atento. A instituição alerta empresários e colaboradores a sempre desconfiarem de atuações desta natureza e a qualquer dúvida entrarem em contato com a empresa de telefonia e confirmarem se há alguma ação neste sentido”, ressalta.

Marcela Pires

Assessoria de Imprensa - Aciu