Presidente da Aciu fala sobre continuidade de fechamento do comércio
31/03/2020

Confira o vídeo abaixo


Na última sexta-feira, dia 27, a Aciu, juntamente com outras entidades classistas da cidade, protocolaram uma carta de reivindicações na Prefeitura de Uberaba.  No documento, as instituições solicitaram ao chefe do executivo uma maior flexibilização na abertura de comércios e empresas, revogando artigos do decreto 5372/2020. Além da Aciu, assinaram o documento, a CDL, Fiemg, Sindicomércio, Sindcont e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Uberaba. 

Para as entidades classistas, a prevenção à vida é o ponto mais importante neste momento, mas é possível encontrar alternativas para a retomada da atividade econômica na cidade, evitando maiores prejuízos. De acordo com o Prefeito Piau, após analisar o referido documento, a data fixada de 30 de abril, no decreto, talvez tenha assustado a comunidade.  “Tecnicamente é a quarentena recomendada, mas as determinações por ora estão mantidas e o objetivo é reavaliar na próxima semana, dia 5 de abril, um panorama mais apurado com resultados de laboratórios privados pagos com recurso da prefeitura. Assim, até o dia 5 prevalece o decreto vigente. É uma avaliação hora a hora, estamos permanentemente reunidos e avaliando tudo. Por enquanto permanecem as mesmas regras e o isolamento social”.

Piau também observou que a determinação do decreto vigente não impede os comércios em geral de manterem funcionamento. As comercializações podem ser mantidas conforme a observação das regras, que estabelecem o distanciamento, mas permitem, por exemplo, o delivery e teleatendimento. O prefeito também comentou sobre a questão da carreata, movimento a favor da reabertura normal do comércio. Ele foi enfático ao reforçar que as decisões não são tomadas sobre pressão e nem com viés político ou partidário.

A Associação Comercial se pronunciou na última sexta-feira, dia 27, por meio de nota, sobre buzinaço e carreata que ocorreu na cidade, com o objetivo de pressionar o governo municipal a permitir a abertura imediata do comércio. “A Aciu vem a público informar que não faz parte da organização, nem é apoiadora de carreata ou de qualquer outro ato de manifestação que tenha como objetivo pressionar as autoridades para a reabertura do comércio e empresas em geral. A Aciu segue com o compromisso de encontrar o melhor caminho para os empresários uberabenses, em meio a essa crise, porém destaca que não é favorável a eventos e ações que contrariem a indicação das autoridades de saúde, que até o momento ainda pedem o distanciamento social. Ações junto ao governo municipal estão sendo trabalhadas para que o comércio possa ser reaberto, mas de forma responsável”, dizia a nota. 

O presidente da Aciu, Anderson Cadima, destaca que em reunião na tarde da última sexta-feira, dia 27, com o prefeito Paulo Piau, após análise do documento, o chefe do executivo se comprometeu a reavaliar a situação no dia 05 de abril. “Todos entenderam a gravidade da situação. Todos querem trabalhar e voltar a impulsionar a economia, mas agora é hora de pensarmos na preservação da vida. Se ainda não tivemos muitas confirmações de casos é porque estamos fazendo a nossa parte e cumprindo o isolamento social. Queremos sim a retomada do comércio, mas com responsabilidade”, conclui. 



POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.