Novo decreto permite funcionamento do comércio com restrições
06/04/2020

Confira o vídeo abaixo

*Atualização em 16/04/20 - O referido decreto foi revogado no dia 13/04, portanto não está em vigor.

A Prefeitura Municipal de Uberaba publicou um novo decreto nesta segunda-feira, dia 06, permitindo comerciantes e prestadores de serviços a retomarem suas atividades, com algumas restrições. O documento, de nº5444/2020, entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 13, e, entre outras deliberações, mantém a proibição de entrada em estabelecimentos comerciais e consumo pelos clientes no local.


Até o momento a cidade registra 13 casos confirmados de coronavírus. Segundo o prefeito Paulo Piau, as medidas visam manter a segurança e a proteção à vida dos uberabenses. “Não podemos admitir que a contaminação se espalhe. Estamos respeitando as orientações do Estado e do Ministério da Saúde. O maior perigo estava sendo o comércio clandestino, ou seja, aquele em que o comerciante estava com as portas fechadas, mas atendia clientes lá dentro”, explica o chefe do executivo.


O presidente da Aciu, Anderson Cadima, destaca que as entidades classistas reivindicaram uma atenção do executivo quanto ao retorno das atividades e que após reunião do comitê de enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Paulo Piau deliberou que as lojas do comércio pudessem realizar atendimentos a clientes, desde que do lado de fora, no estilo drive thru, a partir da próxima próxima semana.


“Para nós, das entidades classistas, a prevenção à vida é o ponto mais importante neste momento, mas acreditamos ser possível retomar algumas atividades, de forma responsável, a fim de amenizar a crise econômica advinda do coronavírus”, afirma Cadima. A abertura, entretanto, não será estendida a lojas instaladas em centros comerciais e malls, que devem continuar fechados dentro do prazo estabelecido de 30 de abril.


Além da flexibilização para o comércio, o chefe do Executivo também deliberou que  empresas do setor de serviços como cabeleireiros, barbeiros e manicures podem voltar a atender a partir da próxima segunda (13), mas somente com agendamento prévio de uma pessoa por hora e com um intervalo de 15 minutos entre cada cliente para a desinfecção do espaço e equipamentos.


O prefeito também anunciou que as normas serão endurecidas para supermercados, padarias, farmácias, bancos e outros estabelecimentos que estão permitidos a ter circulação de clientes em seus interiores. A partir da próxima semana será obrigatório o uso de máscaras tanto para atendentes quanto para os consumidores que entrarem nas lojas.


Baixe o PDF do Porta Voz 1808-06-04-2020

 

Assessoria de Imprensa - Aciu

POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.