Entenda como ficará a negativação durante os próximos três meses
17/04/2020

Pensando em minimizar os efeitos financeiros provocados pela pandemia do coronavírus, auxiliando empresários e clientes, o SPC Brasil, junto aos demais bureaux de crédito associados à ANBC (Associação Nacional do Bureaux de Crédito), decidiu que a exibição do registro das dívidas em todos os bureaux de crédito passará, temporariamente, para 45 dias corridos a partir da data da postagem da notificação.

A decisão é válida por três meses, a partir do dia 17 de abril de 2020, e visa dar mais tempo para que consumidores e empresas possam buscar a renegociação ou o adiamento do vencimento de seus débitos junto aos seus credores. A Câmara dos Deputados também aprovou no dia 09 de abril, o Projeto de Lei n. 675/2020, que suspende a inclusão de novos inscritos em cadastros negativos, como Serasa e SPC, por 90 dias. O projeto segue para votação no Senado Federal.

A medida tem como objetivo garantir acesso ao crédito e é válida somente para inadimplentes com débito registrado após 20 de março, data relacionada com a ampliação do isolamento social usada no combate ao coronavírus.