Veja o que abre e o que fecha em Uberaba no Dia do Trabalho (01/05)
29/04/2020


De acordo com informações do Sindicomércio Uberaba, nesta sexta-feira, dia 1º de maio, Dia do Trabalho, o comércio de rua em Uberaba terá abertura facultativa, com jornadas de trabalho de 6h ou 8h, cabendo a decisão ao empregador, assim como os estabelecimentos de gênero alimentício. 

 

Os shoppings centers devem permanecer fechados, devido ao decreto municipal que determinou o respectivo fechamento de malls e centros comerciais em Uberaba, estando autorizadas a funcionar apenas as atividades essenciais já permitidas como supermercados e farmácias. 

 

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu devido à pandemia do coronavírus está funcionando apenas para atendimento interno a seus associados, mas na sexta-feira (01) estará fechada, devido ao feriado, retornando seu atendimento na segunda-feira, dia 04.

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 1º de maio, feriado nacional. As repartições públicas municipais da administração direta e indireta estarão fechadas no feriado (1º de maio). A Prefeitura de Uberaba reforça que o atendimento presencial ao público no Centro Administrativo e da administração direta e indireta está suspenso pelo decreto 5459, apenas sendo mantidos trabalhos internos, prestação de serviços essenciais e informações ao cidadão.

 

Saúde: As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante e o Samu funcionam 24 horas, ininterruptamente. As Unidades Básicas, Matriciais e Regionais de Saúde, bem como as farmácias básicas e a Farmácia Solidária não funcionam, voltando ao atendimento na segunda-feira (04). Do dia 1º ao dia 03, a Farmácia da UPA São Benedito funciona das 1h às 18h para atendimentos das demandas da unidade. Já a Farmácia Central, na Rua Governador Valadares, funciona das 7h às 19h para atendimento de farmácia básica na sexta-feira e sábado. A Central de Ambulâncias funciona somente para pacientes de hemodiálise, quimio e radioterapia (pré-agendado) no feriado.

 

Ceasa, Mercado Municipal e hortifrutigrajeiros: A Ceasa estará fechada na sexta-feira com comercialização normal na véspera, quinta-feira (dia 30). Bancas/barracas de produtos hortifrutigranjeiros e carnes – conforme autorizado e disciplinado pela Secretaria de Agronegócio - funcionarão normalmente. O Mercado Municipal funcionará até às 12h na sexta-feira.

 

Turismo e lazer: Parques, matas, bosques, zoológicos e similares estão com o atendimento presencial suspenso. Os Museus de Arte Decorativa (MADA) e Arte Sacra estão fechados por decreto, enquanto o Memorial Chico Xavier está fechado para reforma.

 

Educação: As aulas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil estão suspensas por tempo indeterminado. O administrativo das escolas municipais está funcionando às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 12h.

 

Transporte coletivo: A Superintendência de Transporte Público informa que na sexta-feira (1º), sábado (2) e domingo (3), a frota de ônibus circulará em tabela especial, com menos veículos que na tabela de domingo. Os horários poderão ser consultados no aplicativo Busu e no site da Prefeitura de Uberaba.

 

Codau: Nesta sexta-feira (1º), o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC da Codau, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 4295 (centro), estará fechado em decorrência do feriado do Dia do Trabalho. Desde o dia 27 de abril, o SAC retomou o atendimento ao público, apenas com agendamento e de forma bem restrita. Os interessados devem entrar em contato pelo Fale 115 ou 3318-6090 para agendar um horário. 

Os serviços emergenciais das redes de água e esgoto permanecem em atividade durante o feriado, em sistema de plantão, assim como o atendimento a essas demandas, via Fale Codau 115, que funciona 24h por dia. 

 

Coleta de lixo: A Codau informa que haverá a coleta de lixo normalmente durante o feriado do Dia do Trabalho. A empresa responsável pelo serviço, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, permanecerá com a sua programação habitual. 

 

Fonte: Sindicomércio, PMU, Codau, Aciu e Febraban.

POSTADO POR
Marcela Pires
Assessoria de Imprensa - Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2021 - Todos os direitos reservados.
By UNK.